Eusébio vai reativar 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no Hospital Amadeu Sá

quarta-feira | 19/01/2022
O Hospital recebeu uma visita de inspeção de uma equipe técnica da Sesa. A expectativa é já receber pacientes regulados para internação na última semana deste mês de janeiro (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde está readequando 10 Leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Maternidade Dr. Amadeu Sá. Para tanto, o município recebeu nesta terça-feira (18), a visita de uma equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para que os leitos passem ser ocupados. A decisão decorre do aumento de casos de Covid-19 e a necessidade de atender pacientes com sintomas mais graves.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os 10 leitos de UTI agora serão de caráter permanente, porém com a prioridade para acolher e tratar pacientes respiratórios, inclusive por Covid-19, no atual momento de aumento crítico de novos casos da doença. Conforme a SMS, a expectativa é já receber pacientes regulados para internação na última semana deste mês de janeiro.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância da criação desses dez leitos de UTI com o objetivo de atender os munícipes e pacientes de outros municípios nessa batalha contra a Covid-19. Ele reforça a necessidade de todos se vacinarem, por entender ser a melhor forma de evitar casos graves da doença.

O prefeito comemora o êxito da vacinação no município, ressaltando que o Eusébio ultrapassou a marca simbólica de 100 mil doses de vacinas contra covid-19 aplicadas no município, após um ano de intenso trabalho. “Quero expressar minha satisfação e gratidão aos trabalhadores de saúde e os servidores públicos de uma forma geral que não têm medido esforços para salvar vidas”, pontuou.

Testes

Nos primeiros 18 dias de janeiro de 2022 a Secretaria de Saúde de Eusébio já realizou 3.294 testes para covid-19. Isso representa mais da metade (53.94%) do total de testes realizados durante todo o ano de 2020, tendo sido confirmados até aqui 762 novos casos de Covid-19,  o correspondente a 38% da soma de todos os casos de covid-19 registrados em 2020.  A SMS reforça a necessidade de manter os cuidados preventivos como usar máscara, higienizar as mãos com sabão e álcool em gel a 70%, evitar aglomerações, estar adequadamente vacinado e no caso de ter  confirmada a doença,  cumprir quarentena e isolamento por duas semanas.