Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Experiência do Eusébio na prevenção ao suicídio é exemplo para Beberibe

terça-feira | 01/06/2021
Em reunião virtual, o Eusébio expôs todo o processo que culminou com a criação da Comissão Municipal de Valorização e Proteção da Vida (Foto: Divulgação)

A Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV) participou, nesta terça-feira (31), de uma reunião remota com profissionais da Prefeitura de Beberibe, quando abordou da experiência do Eusébio na prevenção do suicídio. Segundo a coordenadora da CMVPV, Rosa Leite, foi um momento de reflexão e de contribuição com o município do litoral leste, que aderiu recentemente ao projeto Vidas Preservadas do Ministério Público, “Beberibe que replicar nossa experiência exitosa, por isso fomos convidados para falar sobre todo o processo, até a formação da Coordenadoria”, disse.

Rosa Leite destaca que fez um histórico sobre todo o processo, desde a adesão do Eusébio ao projeto Vida Preservadas do Ministério Público, em 2018, a formação da comissão para a elaboração do Plano Municipal  de Prevenção ao Suicídio, naquele mesmo ano, e a criação da Coordenadoria, através da lei municipal 1694/2019, em consonância do a Lei Federal 3.816/2019.

“Hoje temos quatro psicólogos e uma assistente social realizando o atendimento da população, tendo como objetivo principal realizar ações de prevenção ao suicídio. Foi um momento de contribuirmos com Beberibe que está criando sua coordenadoria, se espelhando em nossa experiência. Conversamos por mais de 1h30min e vamos ficar nesse contato para que eles possam dar continuidade a esse trabalho de atender a população de lá”, frisou.

A Coordenadoria

A Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida (CMVPV) executa o Programa de Prevenção da Automutilação e do Suicídio no âmbito municipal trabalhando a promoção de condutas preventivas ao suicídio e a violência autoprovocada, facilitando o acesso a atenção psicossocial das pessoas em sofrimento psíquico agudo ou cranial, principalmente daqueles que tenham tentado o suicídio ou pensem em fazê-lo ou mesmo tenham praticado a automutilação.

A CMVPV é subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Social e atua de forma preventiva com a realização de palestras, rodas de conversa, reuniões, organização de eventos com especialistas na abordagem do tema, de forma permanente. Na atualidade as ações tem sido realizadas na forma remota.

A coordenadoria conta ainda com o atendimento via WhatsApp (85) 98116 5186, no horário de 8 às 16 horas para atendimentos individuais e 24 horas para atendimentos coletivos. Para receber o atendimento basta acessar o link que está do Instagram (coordenadoriaCMVPV) ou entrar no endereço bit.ly/ajuda_psicologica_CMVPV. A Coordenadoria também conta com redes sociais YouTube (CMVPVEusébio); Instagram (@coordenadoriacmvpv) e Facebook (Coordenadoria Eusébio).

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o trabalho de atendimento pela Coordenadoria de Valorização e Proteção da Vida tem como meta fortalecer a cidadania e reduzir os riscos sociais, ocasionados por sofrimentos psíquicos. “Trabalhamos pelo resgate de cada cidadão de nossa cidade, oportunizando ferramentas para seu pleno desenvolvimento pessoal e profissional. E para aqueles que se perdem no caminho, damos a oportunidade para que modifique suas escolhas e assim possa ter uma vida digna e próspera”, ressaltou.