Exposição itinerante de desenhos dos alunos das escolas municipais encerrou hoje

segunda-feira | 12/06/2023
Fotos: Jully Lioba/PME

O dia 12 de junho, foi instituído no Brasil, como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil através da Lei Nº 11.542/2007. A data é uma oportunidade de sensibilizar, debater e intensificar o combate ao trabalho infantil, que é uma violação dos direitos de crianças e adolescentes. E, seguindo as comemorações em alusão ao Dia Nacional e Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, a Secretaria de Educação de Eusébio encerrou nesta segunda (12) a exposição itinerante dos desenhos feitos pelos alunos da rede municipal de ensino.

A exposição já passou pela Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Educação e encerrou na Câmara Municipal de Eusébio. A exposição faz parte do XI Painel Peteca com o tema “Criança e Adolescente fazendo Arte”. Os desenhos foram produzidos com a temática do trabalho infantil. O trabalho infantil é crime e precisa ser denunciado. Após a exposição dos desenhos na Casa Legislativa Municipal, os alunos da Escola Mirian Abreu apresentaram duas canções envolvendo o tema trabalho infantil, uma delas destacava a importância da criança brincar e estudar.

Jéssica Soares, psicóloga e coordenadora do Peteca em Eusébio, destaca a importância da exposição itinerante: “foi uma ação que trouxe a prática do desenho para os alunos menores também se mostrarem como protagonistas. As crianças puderam representar graficamente o que entendem do tema e de como é importante para essa faixa etária ter a compreensão dos seus direitos”, destacou.

Ainda sobre o XI Painel PETECA, foi realizada a seleção das produções artísticas que melhor se destacaram no município e estas serão inscritas na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2023 (alunos do 4º ao 7º anos) e no Prêmio Peteca 2023 (alunos do 8º e 9º anos).

Vão representar o município:

Conto:
-Elisbão Pio (Prêmio MPT na Escola – Grupo 1)
-Cararu (Prêmio Peteca)

Poesia:
-Mirian Abreu (Prêmio MPT na Escola – Grupo 1)
-Eduardo Alves Ramos (Prêmio MPT na Escola – Grupo 2)
-Maria de Fátima Façanha Silveira (Prêmio Peteca)

Música:
-Mirian Abreu (Prêmio MPT na Escola – Grupo 1)
-Paulo Sá (Prêmio MPT na Escola – Grupo 2)
-Cararu (Prêmio Peteca)