Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Fórum discute as Políticas Sobre Drogas no Eusébio

quinta-feira | 29/06/2017


A Prefeitura de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, realizou nesta terça-feira, (27), o II Fórum de Políticas Sobre Drogas, na Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, que teve como objetivo debater o panorama geral da política sobre drogas no Eusébio e os desafios da intersetorialidade. O evento contou com a participação de todas as secretarias do município do Eusébio e suas respectivas comissões, e ainda contou com as presenças da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) do Estado do Ceará, Aline Bezerra e da Coordenadora de Políticas sobre Drogas do Estado do Ceará,Alessandra Pimentel.


No fórum foi avaliado o plano anterior e traçadas novas diretrizes para o próximo quadriênio. Segundo Micheline Said Bravo, o Fórum marca a continuidade das discussões que envolvem as diversas experiências e perspectivas ligadas à Política Sobre Drogas de Eusébio. “Neste sentido, o tema ‘A Intersetorialidade e os Desafios na Política Sobre Drogas’ permitirá estruturar e fortalecer ao longo do proximo quadriênio, ações que envolva prevenção, tratamento, reinserção social, redução de danos sociais e à saúde”, pontuou.


“Acreditamos que as discussões aqui produzidas serão fundamentais para que venhamos a construir espaços capazes de compreender e direcionar ações com o intuito de minimizar os fatores de risco e intensificar os de proteção presentes nos diversos setores que envolvam a vida humana”, destacou.


A programação contou com a exposição dialogada sobre a “Intersetorialidade e a Política Sobre Drogas’, que contou com a participação de Aline Bezerra Oliveira Lima, Secretária Especial de Políticas sobre Drogas do Estado do Ceará e de Alessandra Pimentel de Sousa, coordenadora de Políticas sobre Drogas do Estado. Em seguida foi feita a leitura e avaliação do plano municipal de políticas sobre drogas do Eusébio de 2014/2015, por Micheline Said Bravo. Logo depois aconteceu uma rodada de discussões e trabalhos em grupo. No período da tarde foram apresentados os resultados dos trabalhos e a feita a escolha da comissão técnica responsável pelo plano municipal para o quadriênio de 2018 a 2021.


O prefeito Acilon Gonçalves observa que a Política Sobre Drogas colocada em pratica pela Prefeitura de Eusébio tem dois focos principais, a prevenção e a reinserção de ex-usuários na vida social. “A prevenção nós promovemos através de diversos projetos que são iniciados a partir da infância até a profissionalização do cidadão. Nesse contexto entra o Tempo Integral, as escolinhas de futebol, as bandas escolares, os cursos do NAEC (Núcleo de Artes Educação e Cultura) que ocupam o tempo ocioso e atuam na formação cidadã”.


“Já a reinserção, realizamos através de um projeto que há seis anos já retirou dezenas de pessoas do mundo das drogas que é coordenado pelo Centro de Apoio Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) do Eusébio. Nesse projeto oferecemos o tratamento, a capacitação e a reinserção no mercado de trabalho e com isso chegamos a um índice de 60% de pessoas recuperadas e se recaída. Um recorde, já que nos demais projetos pelo país, esse índice não ultrapassa 5%”, destacou o prefeito.