Guarda Civil Municipal de Eusébio apresenta redução no número de homicídios

quarta-feira | 22/06/2022
As ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal de Eusébio são via 190 – CIOPS. Fotos: Arquivo GCME

A Guarda Civil Municipal de Eusébio – GCME apresentou nesta terça-feira (21) o Relatório Quantitativo de Ocorrências atendidas pela Guarda. Foram 1.791 ocorrências atendidas entre janeiro e junho deste ano. Número bem menor que o das ocorrências no período de maio a dezembro de 2021, que foram 2.279. Em relação à taxa de homicídios na cidade, houve uma redução de 57% entre os meses de janeiro e maio deste ano. Um quantitativo bem menor em relação ao mesmo período de 2021.

As ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal de Eusébio são via 190 – Centro Integrado de Operações de Segurança – CIOPS, que otimiza a presença das forças de segurança, no atendimento das ocorrências em menor tempo possível.   A Guarda Civil Municipal de Eusébio também realiza diariamente a Ronda Escolar com a presença de viaturas garantindo mais segurança para professores e alunos nas escolas públicas instaladas no município.

“Todas essas ferramentas operacionais auxiliam na redução de crimes na cidade, trazendo segurança aos cidadãos eusebienses. Esse fator da integração, da parceria com as Forças de segurança é um fator preponderante na diminuição dos crimes de homicídio e crimes contra o patrimônio do município”, pontua Rejane Sales.

A redução de crimes de homicídios em Eusébio se deu por meio de diversos fatores como destaca Rejane Sales, secretária de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio.

“Nós tivemos a implementação de um novo plano de segurança, desenvolvimento pela Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, onde nós estamos conquistando resultados na redução de Crimes Violentos contra o Patrimônio – CVP e Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI, isso graças a ação preventiva e ostensiva que  a Guarda realiza dentro dos bairros de Eusébio, divididos em quatro microterritórios, bem como a integração das Forças de Segurança que atuam no município, como por exemplo, a Polícia Militar do Ceará através do RAIO, Força tática, Polícia Civil e a Autarquia Municipal de Trânsito – AMT”, destacou.