Guarda Municipal de Eusébio faz visita técnica ao IML

segunda-feira | 04/11/2013

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), realizou na última quarta-feira (30), uma visita técnica ao Instituto Médico Legal do Ceará (IML). Cerca de 40 guardas municipais conheceram as novas dependências do Instituto, seus departamentos e procedimentos, com mais ênfase ao setor de Perícia Forense.

A comitiva foi chefiada pelo subcoordenador operacional, GM Ferreira e pelo subcoordenador adjunto, GM Wagner. A comitiva foi recebida pelo coordenador geral do IML, Dr. Maximiano Leite Barbosa.

Dr. Maximiano deu as boas vindas aos visitantes, destacando que o Instituto é dividido em quatro coordenadorias – criminalística, identificação, laboratórios e tecnologia da informação. O forte do organismo é a perícia fortense, responsável pela solução de crimes. “Apenas 5% de nosso trabalho é referente a exames de corpos”, destacou.

Maximiano coordenou o “tour” pelas dependências do Instituto, ressaltando a missão de cada departamento dentro da estrutura do IML. “O Núcleo de Tecnologia é responsável pela perícia de gravações, fotos e vídeos para solucionar crimes. Já o Núcleo de Balística examina os projéteis encontrados na cena do crime”, ensinou.

O coordenador Geral do IML destacou que com a reforma e a realização do concurso público o IML do Ceará passou a ser um dos mais modernos do mundo. “Visitamos cinco países e cidades do sul do país, colhemos ideias e procedimentos e conseguimos fazer um instituto que não deve a nenhum outro, mesmo os de países do primeiro mundo”, destacou.

A comitiva conheceu ainda a Coordenadoria Técnica de Informação, responsável pelo controle de laudos; Perícia Informativa Forense, para onde vão os computadores apreendidos nas operações; Núcleo de Engenharia Legal e Meio Ambiente, que analisa os locais de crimes e acidentes; Sala de Exame de Flagrantes; Núcleo de Controle Cartorial; Psiquiatria Forense; Sala de Exame de Corpo de Delito; Sala de Exame Odontológico; Núcleo de Atendimento a Mulher, Criança e Adolescente; Núcleo de Perícia Grafitécnica e Contábil, que examina a grafia de documentos, Laboratório de Impressão Papiloscópica (que identifica cadáveres); Núcleo de Perícia Externa, que chega primeiro na cena do crime para coletar amostras de matérias importantes para solucionar os crimes, entre outros.

No Centro de Estudos Professor José Carlos Ribeiro os guardas municipais de Eusébio conheceram peças de parte de corpos feitas de resina para estudo dos peritos; uma biblioteca eletrônica com mais de 70 mil títulos, e outros materiais. O local, também, é responsável por realização de cursos, palestras para peritos, policiais e médicos legais.