Hospital Amadeu Sá realiza humanização de gestantes com visita guiada e oficinas

terça-feira | 07/02/2023
A visita guiada foi feita pela enfermeira Larissa Frota. Fotos: Levi Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio do Hospital Amadeu Sá, retomou nesta segunda-feira (6) o projeto voltado à humanização das gestantes. O Projeto é uma realização do NUAMI – Núcleo de Apoio Materno Infantil do Hospital Amadeu Sá, que foi retomado nesse mês após ter sido interrompido durante a pandemia do Covid-19. A visita também contou com a presença da primeira-dama do município, Marta Gonçalves. Ao todo, vinte gestantes participaram da visita guiada na maternidade e puderam conferir de perto onde será realizado o parto de seus filhos. Durante a visita guiada pela enfermeira Larissa Frota, elas conheceram a recepção da maternidade, o berçário, a sala de apoio ao aleitamento materno, as enfermarias que são climatizadas e conheceram também a sala de parto normal.

Após a visita guiada, as gestantes participaram de uma oficina. Na ocasião, a diretora do Hospital Amadeu Sá, Inês Said destacou. “A gente gosta de ter vocês mais próximo. É importante que vocês conheçam aonde o bebê vai nascer, quem vai receber o filho de vocês. As nossas enfermarias são todas climatizadas e estamos com uma nova incubadora no hospital. Aqui no Hospital Amadeu Sá, temos toda a estrutura para receber você e fazer o parto do seu filho”, destacou.

Camila Santos, moradora do bairro Novo Portugal destaca: “Achei bem importante a gente ter tido essa visita e também de ter participado da oficina de hoje. Na minha terceira gravidez ainda não tinha a nova ala do Hospital e fiquei muito feliz pela direção ter disponibilizado isso para gente. Também na minha última gravidez fiz doação de leite materno e espero que nessa nova gestação eu possa fazer o mesmo”, destacou.

O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves participou da acolhida e fez observações importantes para as gestantes. “A mulher descobriu que está grávida, a gente já realiza o exame de ultrassom transvaginal, que é muito importante para datar a gravidez, ou seja, a idade gestacional. Outro exame muito importante na gestação é o pré-natal, que deve ser seguido corretamente na data marcada e iniciado com até onze semanas de gestação”, disse.

De acordo com a direção do Hospital Amadeu Sá, após o nascimento dos bebês, o hospital realiza os cinco exames primordiais após o nascimento, que são: teste da orelhinha, teste da linguinha, teste do pezinho, teste do coraçãozinho e teste do olhinho. Além disso, os bebês já saem do hospital vacinados contra hepatite B e também a vacina BCG, no dia do teste do pezinho, recebem avaliação com pediatra e o hospital, em parceria com o Cartório Leal, disponibiliza a Certidão de Nascimento da criança.