II Conferência de Saúde Mental de Eusébio será realizada na Fiocruz nesta quinta

quarta-feira | 27/04/2022

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAP’s Geral), realiza nesta quinta-feira (28), a II Conferência de Saúde Mental de Eusébio. O evento vai acontecer das 8h às 16h no auditório da Fiocruz Ceará. A solenidade de abertura contará com a presença do Prefeito Acilon Gonçalves e de Maria Imaculada de Mendonça, Presidente da Comissão Organizadora do evento. No último dia 20, foi realizada uma pré-conferência, na qual foram discutidos assuntos pertinentes nos segmentos da Educação, Cultura, Esporte, Assistência Social e Saúde.

A programação da II Conferência conta com duas palestras, uma com o secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiro, que aborda o tema “Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia”, e a palestra “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, de autoria do palestrante Dr. Jackson Sampaio.

Imaculada de Mendonça, Presidente da Comissão de Organização e Coordenadora do CAPs Geral de Eusébio destaca os objetivos da Conferência. “Propor diretrizes para formulação de política municipal, estadual e nacional de saúde mental. Assim como também fortalecimento das ações  de promoção, prevenção e proteção a saúde mental” disse.

As inscrições para participar da II Conferência poderá ser feita através do link. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScLES6Gn6ZgfD5KzkrmW4GgFtKpx65Wtzvr2JSBIcK4C92Z-A/viewform

Confira a programação do evento:

8h – Acolhimento, credenciamento e coffee break
9h30 – Solenidade de abertura com a presença do Prefeito Acilon Gonçalves, Secretário de Saúde, Josete Malheiro, e Imaculada de Mendonça, Presidente da Comissão de organização da Conferência.
10h – Leitura do regimento, apresentação do musical – Tributo a Luís Gonzaga;
Entrevista: “Uma narrativa inclusiva – Usuária Esther Emilly”
Palestra Magna “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, com o palestrante Dr. Jackson Sampaio.
Palestra “Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia”, com Josete Malheiro, Secretário de Saúde de Eusébio.
12h – Intervalo para almoço
13h30 às 16h – Momento cultural com os usuários do Caps AD;