II Semana de Sensibilidade da Pessoa com Deficiência de Eusébio acontece de 16 a 20 de setembro

quinta-feira | 12/09/2019

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência do Município de Eusébio (COMPEDE) estará promovendo, de 16 a 20 de setembro de 2019, a “II Semana Municipal de Sensibilidade da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. A semana foi institucionalizada no município através da Lei Municipal nº 1.549, de 05 de março de 2018. O objetivo é abrir debates e colocar para a sociedade uma reflexão sobre a igualdade e a importância da inclusão.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o Eusébio realiza um trabalho de inclusão com as crianças, adolescentes e adultos com deficiência (motora, intelectual, auditiva, visual e autista) proporcionando atendimentos clínicos, educacionais e sociais. Na área escolar o município conta com o Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME) e com as Setor de Inclusão, que buscam dar acessibilidade aos alunos com deficiência a um melhor aprendizado. Na educação inclusiva, o educador busca conhecer o potencial dos alunos e não as limitações, isso facilita o desenvolvimento do aluno,” diz.

O Coordenador de Articulação Comunitária da Prefeitura de Eusébio, Armando de Paula, observa que dentro das comemorações da Semana, será realizado o “I Fórum de Sensibilidade da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”. O evento será realizado na Câmara Municipal de Eusébio, no dia 17 de setembro de 2019, de 8 às 12 horas. Outra atividade dentro da Semana Municipal de Sensibilidade da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla será a “1ª Manhã de Mobilização pelos Direitos da Pessoa com Deficiência”, que acontecerá no dia 20 de setembro de 2019, das 08:00  às 11:00 horas, no Polo de Lazer Ivens Dias Branco, no centro da cidade.

Assistência Social

No dia 5 de setembro último foi realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Eusébio (CMAS) a IX Conferência Municipal de Assistência Social, etapa preparatória para a Conferência Estadual. O objetivo foi avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento/consolidação do Sistema Único da Assistência Social-SUAS, na perspectiva da valorização dos trabalhadores; qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais; aprimoramento de mecanismo que favorecem o protagonismo do usuário, participação social e controle social.

Na conferência foram escolhidos delegados para a XIII Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorrerá em Fortaleza de 18 a 20 de outubro deste ano: Camila Carneiro Rocha – CRAS Sede, representando a Prefeitura e Vitória Glenda Oliveira de Lima, representando a sociedade civil. O tema central deste ano é “Plano Decenal 2016-2026: Desafios e Possibilidades para a Assistência Social em Tempos de Crise”, definido pelo Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS, para todos os municípios.