Janeiro Branco: live destaca trabalho realizado pelo CAPS AD de Eusébio

terça-feira | 17/01/2023
Rosa leite e Michel Martins participaram da live desta terça-feira (Foto; Reprodução Instagram)

A Coordenadoria Municipal de Valorização e Promoção da Vida (CMVPV) realiza neste mês de janeiro o circuito de lives dentro da campanha do Janeiro Branco de combate e prevenção ao suicídio. Nesta terça-feira (17/01), a atividade contou com a participação do psicólogo José Michel de Alencar Martins, que atua no CAPS AD de Eusébio.

A coordenadora da CMVPV, Rosa Leite abriu o momento destacando o trabalho realizado pelo CAPS AD, “o serviço de vocês é bastante complexo, pois vocês trabalham com pessoas em processo de adoecimento mental. O abuso de drogas tem um efeito muito negativo na saúde mental das pessoas. Agradeço a Micheline Said, assessora de políticas sobre drogas, que sempre tem nos atendido e a equipe que é bem preparada para esse serviço. Precisamos falar de saúde mental em todos contextos, cada equipamento tem papel de promover saúde das diversas formas, como é o caso do CAPS AD”, disse.

Em seguida, ela perguntou a Michel o que ele considera importante fazer para se ter uma ótima saúde mental. Ele iniciou sua fala destacando a importância da relação consigo mesmo. “Isso é muito importante, pois quando a pessoas não conseguem ver o valor que têm elas acabam entrando em um processo de adoecimento. As pessoas que nós convivemos também são importantes. Existem as que nos criticam e nos colocam para baixo, o que não é muito positivo, mas existem as que nos elevam e nos incentivam, por isso a importância de saber com quem conviver. Outra coisa é saber lidar com as adversidades, têm pessoas que não sabem lidar com tristeza, perdas, e querem só ter alegria e contentamento e a vida não é assim,” disse.

Para ele, é preciso equilibrar a saúde mental e física, “se tem um corpo bem cuidado e um cuidado com a saúde física isso contribui na saúde mental e vice e versa”, ponderou. Segundo ele, a relação consanguínea não é garantia uma relação saudável. Outra pergunta foi com relação aos indicadores de adoecimento mental que mais aparecem no CAPS AD. Ele citou primeiro lugar os conflitos familiares, em seguida o preconceito da sociedade, entre outras. Com relação ao atendimento disse que a prioridade é para pessoas do Eusébio, mas é um serviço porta abertas e não precisa de referenciamento ou encaminhamentos, com equipe preparada para o atendimento das pessoas que necessitem.

Nesta semana a CMVPV dará continuidade. Nesta quarta-feira (18/01), a live será com a psicóloga Lilian, que atua no NAMME e APAE. Já na quinta-feira (19/01), pela manhã, será a vez da psicóloga Nadja Maria Rafaelo Abreu, Coordenadora do Departamento de Apoio ao Aluno e Família (DAIF) e a tarde, a psicóloga Gabriela Oliveira Mendes, CHAMMA.