Mais de três mil pessoas participam do desfile de encerramento da Semana da Pátria no Eusébio

segunda-feira | 09/09/2019

Mais de três mil pessoas participaram do encerramento da Semana da Pátria 2019 de Eusébio, realizada na sexta-feira (06), com o desfile da Grande Sede. Participaram do ato cívico 29 instituições, entre escolas públicas municipais e estaduais, órgãos públicos municipais e entidades da sociedade civil. Os pelotões percorreram a Avenida Eusébio de Queiroz, a Rua Pioneira até o Estádio Municipal, quando aconteceu o encerramento das festividades.

O prefeito Acilon Gonçalves lembrou que no dia 7 de setembro de 1822 foi declarado independente o Brasil, “foi um grito apenas, mas foi a abertura da mente dos brasileiros para que a partir daquela hora não descansássemos sem lutar por liberdade. O Eusébio dá esse exemplo praticando, por isso que fiz questão de colocar esse slogan, que a liberdade da cidade depende da liberdade do seu povo”, ressaltou.

“Temos um trabalho árduo e silencioso para dar condições para que essa liberdade aconteça. Direito livre de ir e vir, com o TRUE; direito de viver com ar puro, com a AMMA. Agradeço a todos os componentes da secretaria de Educação, que tem seu dia a dia reconhecido por todos, inclusive de outras cidades, que vem pedir para seus filhos estudarem aqui, porque sabem que cuidamos deles como se fossem nossos filhos”, detalhou.

“As pessoas conseguem ver que cuidamos da saúde básica, que é uma obrigação da prefeitura, mas também cuidamos na saúde secundária com uma das melhores maternidades do Ceará, que faz 400 partos por mês. É uma procura espontânea dos que procuram o melhor. Viabilizamos algumas coisa da saúde terciária também. Temos uma Secretaria de Desenvolvimento Social ativa que trabalha para que ninguém passe por necessidades”, enfatizou.

Segundo Acilon, no Eusébio após garantido o emprego, renda, educação, saúde, cultura, esporte, era necessário conquistar mais duas outras coisas; segurança melhor do que as das outras cidades e programas em prol da juventude para que fosse vacinada contra as drogas e a violência. “Criamos programas que aumentam a autoestima dos nossos jovens e buscam auxiliar os que querem retomar o caminho da liberdade. Criamos o Programa Estudante Padrão, a Escola de Promoção à Vida, os Jovens no Exercício da Cidadania e as Mulheres no Exercício da Cidadania, para dar direito esses jovens de serem livres das bandidagens. Vocês tem todo meu apoio nessa luta. Essa cidade deu exemplo e vai continuar trabalhando todo dia. Viva o grito da independência, viva 7 de setembro, viva o Eusébio!”, concluiu.

Falaram, ainda, a secretária de Educação, Goretti Frota e o deputado Bruno Gonçalves. “Devemos aproveitar o 7 de setembro para dizer não ao autoritarismo, dizer não a ditadura, dizer não a quem quer oprimir o povo. Temos que levantar a bandeira da liberdade de expressão e cuidar dos mais carentes. O Brasil só vai para a frente quando os nossos governantes tiverem na mente deles que o bem mais importante é o povo. Baseado nesse tema é que o Acilon vem cuidando do seu povo. As políticas públicas que foram implantadas aqui é que deram esse sentimento de liberdade a vocês,” concluiu o deputado

Ordem do desfile A ordem do desfile foi a seguinte: Secretaria de Educação; Programa Estudante Padrão (PEP); Jovens no Exercício da Cidadania (JEC); Mulheres no Exercício da Cidadania (MEC); Núcleo de Cidadania do Adolescentes (NUCA); Saúde, Bombeiros e a Sociedade; Banda da Eduardo Alves Ramos; Mundo Encantado da Criança; Escola Erotides Melo lima; Banda da Escola Monteiro Lobato;  Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME), com a presença da primeira-dama Marta Gonçalves; Banda da Escola Paulo Sá ; Escola Oscar Feitosa de Paiva; Banda da Escola Mário Sales; Escola Izidio José Campina; Banda da Escola Elisbão Pio; Escola Josefa Sá; Escola Neusa de Freitas Sá; Escola da Lagoinha; Escola Santa Clara; Escola das Guaribas; Escola Ana Bezerra; Banda da Escola do Cararu; Secretaria de Finanças; Instituto de Previdência do Município de Eusébio (IPME); Secretaria do Desenvolvimento Social; Programa Vidas Preservadas; Secretaria de Saúde; Caps AD; Secretaria da Cultura; Departamento de Educação Física; Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA); Polícia Municipal de Eusébio; Guardas Patrimoniais e fechando o desfile a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT).