Micro Gerador produz energia limpa e traz economia para a AMMA

quinta-feira | 28/08/2014

Em pleno funcionamento, o Micro Gerador de Energia Eólica instalado na Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) já está gerando energia limpa para o órgão. Segundo o presidente da Autarquia, Celso Rodrigues, a AMMA está utilizando somente a eletricidade gerada pelo novo sistema.

Ele observa que a economia já poderá ser sentida na conta de energia do mês de setembro. “Esse primeiro ciclo, da instalação e o início do funcionamento do sistema, concluiremos em 30 dias e ai teremos a verdadeira noção dos ganhos que teremos nos próximos anos”, destacou.

O Micro Gerador de Energia Eólica foi inaugurado no dia 21 de agosto passado pelo Prefeito Júnior e funcionará como um projeto piloto que poderá ser estendido para os demais órgãos municipais. Segundo Celso, independente da relação custo e benefício financeiro, o sistema trará um retorno ambiental para a cidade e poderá ser estendido, caso o prefeito assim entenda, para as demais instituições do município.

O sistema, de acordo com o presidente da AMMA, além da economia para os cofres da Prefeitura vai evitar que sejam lançados na atmosfera cerca de 470 toneladas de dióxido de carbono que são prejudiciais para o efeito estufa. “A AMMA está cumprindo assim o seu papel de trabalhar pela melhoria e preservação ambiental de nossa cidade”, avalia.

O Prefeito Júnior observa que o projeto é de amplo alcance social, pois todos os recursos economizados através do sistema serão destinados para outras áreas em benefício da população. Ele destaca que o Eusébio, mais uma vez, parte na frente, pois a AMMA foi o primeiro órgão público do Ceará a implantar um gerador de energia eólica voltado para gerar sua própria energia. “Creio que iniciamos um novo ciclo que representa o zelo e a responsabilidade que temos com o nosso meio ambiente”, afirma.