Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

NAEC comemora 12 anos com teatro, música e arrasta-pé

quarta-feira | 28/06/2017


O Núcleo de Artes, Educação e Cultura Aloísio Bruno (NAEC) comemorou, na sexta-feira (23), seus 12 anos fundação, reunindo seus melhores artistas. O dia foi de estreias – a Banda Sinfônica do Eusébio apresentou se primeiro concerto oficial, sendo aplaudida de pé pelo público presente no anfiteatro do NAEC. A festa foi regada, ainda, por apresentações artísticas de alunos e professores do Núcleo, de um cortejo cultural pelas ruas da cidade e por o tradicional Festival Regional de Quadrilhas, fechando a noite.


O secretário de Cultura, Léo Abreu, destacou que em doze anos de existência do NAEC, a equipe da Cultura atua para prestar o melhor serviço aos munícipes, das 7 às 21 horas. “Nosso professores e funcionários se dedicam com muito amor no coração para melhor servir a vocês. Quero agradecer ao prefeito Acilon por acreditar nesse projeto e investir nele. Ao Tarcísio da Cultura que encabeçou esse projeto e a nossa madrinha da Cultura, Marta Gonçalves, que há mais de 20 anos acreditou em nosso grupo de teatro, para chegarmos hoje nessa data”, asseverou.


O prefeito Acilon Gonçalves falou sobre o hino da cidade, entoado pelos corais da Escola Josefa Sá, e do NAEC, acompanhados pela Banda Sinfônica da cidade. “O Hino do Eusébio retrata o nascimento dessa cidade. Essa cidade nasceu dando seu grito de liberdade do jugo de Aquiraz, pois tudo que aqui se produzia ia para outros cantos. Foi preciso esse povo se unir e dizer que queria ser independente. E que baita vitória tivemos e que baita desenvolvimento nossa cidade alcançou! Nossa cidade hoje é copiada por muitas outras cidades”, frisou.


Ele disse que para transformar o mundo deve-se acreditar na Educação. “Educando o povo, a gente consegue transformar o mundo. E o Eusébio apostou nisso, procurou investir em Educação e foi a primeira cidade, juntamente com Quixadá, para se fazer justiça, que investiu no professor, reconhecendo o que diz a lei sobre um terço do planejamento e junto com isso fizemos Educação em Tempo Integral”, detalhou.


O prefeito observou que no Eusébio entraram dois ingredientes – o esporte e cultura. “Para que demonstrasse a importância da cultura, nós tivemos a felicidade de inaugurar o NAEC em 23 de junho de 2005. Desde então esse grande equipamento demonstrou a pujança e a força de nossa cidade. Quero agradecer a todos vocês que estão aqui, pois suas presenças demonstram o carinho que têm para com essa cidade. A Cultura tem agora uma nova roupagem, buscando em seus cursos a qualidade máxima para que nós não fiquemos atrás dos equipamentos similares ao nosso no Estado e no País. Queremos cada vez mais estar inovando em nossa cidade possibilitando a realização de sonhos”, afirmou.


Acilon observou que na quinta-feira passada no Centro de Eventos, durante a entrega do prêmio Escola Nota Dez, foi procurado por dois prefeitos que queriam saber como funciona o programa de distribuição de renda da cidade – O Renda Mínima, que hoje beneficia mil pessoas carentes, com dignidade. Outro ponto foi sobre o funcionamento do TRUE. “E nós já prometemos, que assim que concluir a CE-010, vamos criar uma rota de lazer aos domingos, que está sendo estudada pela Autarquia Municipal de Trânsito, na pessoa de seu presidente Ocleilson Lima. E a tarifa é zero”.


O prefeito destacou que o Eusébio é a cidade do Brasil que cresce mais, 6% ao ano, e por isso precisa um olhar especial para seu desenvolvimento humano e econômico, jamais esquecendo, acima de tudo, que deve ser respeitada a qualidade de vida do seu povo, “Por isso nós temos a melhor saúde pública do Ceará; um das melhores educações do Ceará; temos a melhor Cultura do Ceará, a Paixão de Cristo não deixa ninguém mentir; temos o esporte participativo, com grande investimento nas pessoas, através dos times de futebol e vamos buscar recursos para adequar cada equipamento a qualidade que vocês merecem”, concluiu.


Em seguida, a Secretaria de Cultura e Turismo homenageou o prefeito Acilon Gonçalves e o diretor e vereador Tarcísio da Cultura, com placas de homenagem pelo apoio de ambos a realização da Paixão de Cristo do Eusébio. O vereador Tarcísio da Cultura detalhou um pouco da história da Cultura no Eusébio: “Em 2005, o NAEC estava pronto só as paredes e o prefeito Acilon e a primeira dama Marta Gonçalves acreditaram que aquele sonho poderia se tornar realidade. Esse trabalho hoje oferece cursos de alta qualidade para que todos tenham acesso a Cultura. Em 2005 foi um divisor de águas, pois a prefeitura começou a trabalhar o aspecto humano. E como diz o slogan dessa gestão – Desenvolvimento com Qualidade de Vida, vamos continuar nessa batalha dia a dia para que todos tenham acesso a esse ideal”, pontuou.


O deputado Bruno Gonçalves parabenizou o Eusébio pela conquista de quatro escolas do prêmio Escola Nota Dez. “Como disse o Tarcísio o NAEC tinha só paredes, mas não tinha coração. A vida quem deu foi esse grupo, juntamente com o prefeito Acilon Gonçalves, que fez com que circulassem por esses corredores e ocupassem essas salas, pessoas com desejo de aprender e de ensinar. Por isso que todos os anos sinto prazer em participar dessa festa”, pontuou.


“Existe o Eusébio antes do Acilon e o Eusébio depois do Acilon. Antes do Acilon era uma administração de prédios sem alma e depois de Acilon, um Eusébio com muitos mais prédios, muito mais bonito, mas com uma coisa mais importante, que é o coração, a alma, o sentimento. A grande vantagem de ser deputado que representa vários municípios é poder ver a diferença que existe entre eles. Existem municípios onde obras de uma administração para outra ficam abandonadas, no Eusébio não é assim, pois todos os anos temos mais equipamentos inaugurados e no outro ano fica melhor e mais bonito, a prefeitura oferece mais serviços, são criados mais empregos, a cidade recebe mais moradores, aqui trabalhamos pra frente, não olhamos pra trás”, disse.


Ele fez um balanço de seu mandato como deputado estadual: “trabalhamos para estancar a questão da falta de segurança aqui no Eusébio. Tenho me tornado um dos grandes defensores da Polícia Militar, conseguimos promover 850 subtenentes, a segundo-tenente da PM e trabalhamos para promoção de terceiros sargentos que vão sair subtenentes. Estamos trabalhamos para a promoção de majores e tenentes-coronéis e pela turma de 2008, para que sejam convocados”.


Disse ainda que: “para o município do Eusébio conseguimos a primeira Areninha que vai vir no mesmo modelo da Prefeitura de Fortaleza; R$ 2 milhões em asfalto; mais de R$ 1 milhão em medicamentos, e é por isso que mesmo com as dificuldades, já que nosso município está há seis meses sem receber medicamentos do Estado, os produtos não têm faltado nos postos, na medida do possível. Parabéns Acilon por essa administração. Sempre que falamos do Eusébio na Assembleia, somos aparteados pelos demais deputados que reconhecem o belo trabalho feito por você aqui”, finalizou.


Em seguida, os presentes cantaram parabéns para o NAEC, e ato contínuo aconteceu o primeiro concerto da Banda Sinfônica do Eusébio. Finalizando a noite foi realizado o Festival de Quadrilhas Juninas do Eusébio 2017, na arena montada na Cidade Eusebelém para o deleite dos presentes. Os vencedores foram; Ceará Junino (1º lugar); Zé Testinha (2º lugar) e Cangaço Nordestino (3º lugar). Os prêmios de: melhor marcador, rainha, melhor casal de noivos, melhor repertório e melhor tema foram conquistados pela quadrilha Ceará Junino.


No lado externo do NAEC, o público teve acesso a barracas com comidas típicas e artesanato. A segurança do entorno contou com a colaboração da Guarda Municipal de Eusébio, Autarquia Municipal de Trânsito, Polícia Militar e Civil.