NAMME e CER encerram Semana da Pessoa com Deficiência

segunda-feira | 26/09/2022
Fotos: Cedidas pela equipe do Namme Eusébio

A Semana Municipal de Sensibilização da Pessoa com Deficiência foi concluída na sexta-feira (23), com um passeio no Ytacaranha Park, em Aquiraz.  Durante toda a semana aconteceram várias atividades. A programação começou com uma caminhada na Avenida Eusébio de Queiroz até o Ginásio Joaquim Gregório. O momento contou com a participação da banda de percussão Tia Lú.

Os jovens e adultos acompanhados pelo NAMME também tiveram um dia de beleza e cuidados pessoais; assistiram sessão de cinema adaptado no Shopping Eusébio; uma manhã de lazer com futebol, vôlei, basquete e até banho de piscina em um condomínio residencial em Eusébio.

“Nós do NAMME agradecemos a todos os envolvidos que fizeram junto conosco essas ações. Funcionários, parceiros, empresas amigas e familiares dos jovens e adultos que são acompanhados pela instituição. A participação de voluntários também foi de grande importância. O sentimento de muita gratidão. E, nosso objetivo foi alcançado. Mostrar que ‘somos’ pessoas com deficiência, mas ‘somos’ cidadãos de direito e deveres com grande potencial e habilidades”, destacou Elieuda do Vale, Coordenadora do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME).

Já o Centro Especializado de Reabilitação Fares Andrade Said (CER) também concluiu a Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Arismênia Lima, Coordenadora da Uunidade Especializada da Pessoa com Autismo (UEPA), destaca os pontos positivos das ações realizadas durante a Semana. “As crianças tiveram um avanço no seu desempenho onde conseguiram se adaptar melhor aos ambientes, vivenciando as brincadeiras e os brinquedos como pula-pula, piscina de bola e o teatro. Além disso, os pais tiveram uma participação muito importante nas atividades e perceberam as potencialidades dos seus filhos. Para os profissionais houve muitos ganhos, pois, tiverem oportunidade de conhecer os seus pacientes em outro contexto e dar orientações para as famílias objetivando um melhor desempenho das crianças”, disse Arismênia Lima, Coordenadora da Unidade Especializada da Pessoa com Autismo (UEPA).

Foto: Cedida pela equipe da UEPA