Namme Eusébio realiza Café Literário para incentivar a leitura

segunda-feira | 18/04/2022
Após o café, os alunos participaram de uma apresentação do Sítio do Picapau Amarelo. Fotos: Jully Lioba/PME

O Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME) realizou nesta segunda-feira (18) o Café Literário para os alunos e funcionários da instituição e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em alusão ao aniversário de Monteiro Lobato, pai da literatura infantil. A realização do Café é uma forma de interação social dos alunos e professora das duas instituições. Após o café, os alunos participaram de uma apresentação do Sítio do Picapau Amarelo, uma das obras mais importantes e conhecidas do escritor Monteiro Lobato.

Segundo a professora Célia Costa, responsável pela Sala de Leitura do Namme e idealizadora do projeto Café Literário, a intenção é de aproximar cada vez mais os alunos da leitura, principalmente após o retorno das aulas presenciais. “Incentivar a leitura é tudo o que a gente precisa no mundo de hoje. Onde tudo é digital, as pessoas não usam mais o livro físico. LER faz de você uma pessoa diferente, o saber ler nos ensina a interpretar, a escrever, a falar e isso muda tudo, pois a leitura é muito importante em todos os momentos da nossa vida”, disse.

Jeane de Sousa, Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) destaca “A gente tem que estar sempre fazendo esse trabalho de leitura com eles, mesmo com o mundo digital crescendo. Muitos deles aqui sabem mexer na tecnologia mais que na leitura. Os professores aqui trabalham em conjunto a leitura, realizando a contação de histórias, incentivando a interpretação da leitura, interpretar a leitura através de desenho. Então, estamos sempre realizando essas ações com eles”, destacou.

Elieuda do Vale, diretora do Namme Eusébio reforça a importância da leitura.  “Incentivar os alunos e os profissionais para o hábito da leitura é muito importante. Aqui nós temos vários livros, gibis para a pesquisa. E, aproveitamos que hoje é o dia do nascimento de Monteiro Lobato, que é o pai da literatura, para fazer esse Café literário com eles”, reforçou.