NAMME reinicia atividades com aulas presenciais e remotas

quinta-feira | 05/08/2021
Equipe do NAMME trabalha em prol dos alunos eusebienses com deficiência (Foto: PME/Divulgação)

O Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME) está retomando com as atividades no formato híbrido e remoto, com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) , Estimulação e Tratamento Precoce e Educação Integral em Tempo Integral (EITI). Segundo a Diretora do equipamento, Elieuda do Vale, o NAMME atende cerca de 230 alunos, através de 30 profissionais, com o objetivo de criar condições para que essas pessoas se desenvolvam e conquistem a autonomia.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) conta com 117 alunos matriculados nesta modalidade neste segundo semestre letivo de 2021. As turmas de 2º, 5º e 9º anos terão aulas no formato híbrido na escola comum, e serão atendidas no contra turno no NAMME no formato presencial e online.

“No NAMME realizamos o trabalho de Estimulação e Tratamento Precoce com três profissionais ligados a saúde, que são: uma fonoaudióloga, uma terapeuta ocupacional e uma fisioterapeuta, que atendem crianças de zero a quatro anos de idade. São 26 crianças nessa modalidade, no período da manhã. Mas existe uma fila de espera das crianças para serem atendidas”, afirma Elieuda.

Outra modalidade de atendimento é a Educação Integral em Tempo Integral (EITI), onde os alunos entram as 8h e fica até as 16 h na sede do NAMME, com atendimento dos profissionais de educação e saúde. Estes terão atendimento remoto, enquanto é preparado novo espaço para que sejam atendidos presencialmente. Nessa modalidade são 87 alunos atendidos, a partir dos 18 anos, com vários tipos de deficiência. Ela esclarece que o NAMME atende as pessoas com deficiências (visual, surdos, síndrome de Down, autista entre outras deficiências) e transtornos como esquizofrenia, e outros devem ser atendido no CAPS.

O atendimento conta também com parcerias externas, como com o Centro Hípico e Equoterapia Chambord, onde 15 alunos realizam aulas de Hipismo, nas segundas e sextas-feiras e com a EDISCA articulados pela Secretaria de Cultura, onde alunos com surdez participaram de aulas e estarão apresentando um numero de dança que será transmitido pelas redes sociais da Prefeitura e do NAMME.

Com relação a inscrição para o NAMME, Elieuda ressalta que existe a demanda espontânea, mas também a enviada pelos postos de saúde e pelas escolas. O aluno e seu familiar, ao chegarem no NAMME, passam por uma triagem primeiro para que seja identificado se houve algum encaminhamento, se há diagnóstico e qual o tipo de deficiência para que depois o mesmo seja encaminhado para a turma indicada.

O NAMME

O NAMME foi criado pela lei nº 725, de 25 junho de 2007 para possibilitar que as pessoas com deficiência tenham acesso aos direitos sociais, entre os quais: estudar, trabalhar e ter uma vida social independente. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o órgão tem feito a diferença na vida de crianças e jovens com necessidades especiais, que conseguem ter mais independência e ser inseridas na sociedade.

A criação do NAMME contou com a importante participação da atual primeira-dama de Eusébio, Marta Gonçalves, que iniciou o trabalho com deficientes no município. A ideia de Marta Gonçalves, é que todas as pessoas com deficiência tenham condições ideais para seu desenvolvimento pessoal. As atividades trabalham a interação com a sociedade, a eliminação dos preconceitos e o respeito perante a sociedade. A sede do NAMME que fica na Avenida Eusébio de Queiroz, 6344, no Pires do Façanha, contato 3260-3855 ou 992761757 WhatsApp.