NASF do Timbú comemora 13 anos de prestação de serviços à comunidade

quinta-feira | 18/08/2022
O Núcleo é composto por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que atuam de maneira integrada às equipes de saúde da família (Foto: NASF/PME)

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) do Timbú completa 13 anos de criação. Criado no dia 30 de outubro de 2009, o Núcleo faz parte da Unidade Básica de Saúde da Família (UBASF) da localidade do Timbú e tem como objetivo de aumentar a resolutividade e capacidade de resposta das equipes de saúde da família aos problemas da população.

O núcleo é composto por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que, atuando de maneira integrada às equipes de saúde da família, qualificam o atendimento às pessoas. A ideia da atuação do NASF é possibilitar a diminuição do número de encaminhamentos a outros serviços e maior satisfação aos usuários.

O NASF não é considerado um serviço de especialidades na Atenção Básica, ele atua de forma compartilhada com as equipes de saúde da família, visando à ampliação da clínica e mudança das práticas, contribuindo para uma melhor qualidade de vida para as comunidades. Com relação a atuação do NASF-Timbú,  são vários os serviços ofertados para a comunidade.

São oferecidos os seguintes atendimentos no NASF-Timbú: nutrição (Luana Braga); fisioterapia domiciliar (Waldênia Paz); fisioterapia na Unidade de Saúde (Adriana Arraes); educador físico (Diego Caminha); assistência social (Aline Bezerra) e psicologia (Antônio Franklin).

Segundo a fisioterapeuta Adriana Arraes, além da programação do Ministério da Saúde, focando em Prevenção e Educação, rotineiros e essenciais em parceria com as Unidades Básicas de Saúde da Família, os Profissionais do NASF atenuam o acolhimento e atendimento qualificado.

Ela destaca que com surgimento da Pandemia do Covid-19, o NASF obteve um papel de autor, buscando alternativas e se reinventando, “realizamos busca-ativas de pacientes, na fisioterapia trabalhamos muito durante a pandemia, tanto no acolhimento dos pacientes como no pós sequelas de Covid, realizamos o acompanhamento diário domiciliar e hospitalar familiar, nas notificações, No contexto da Saúde mental as escutas diárias, atuais e pós, foram primordiais na assistência aos pacientes”, destaca.

O prefeito Acilon Gonçalves ressalta o trabalho pontual realizado pelas equipes dos NASF’s no município, trabalhando pela manutenção da saúde da população local. Frisa que os Núcleos também possuem espaços de discussões para gestão do cuidado, como, por exemplo, reuniões e atendimentos em grupo, constituindo um processo de aprendizado coletivo. “Desta maneira, o NASF atua de forma compartilhada e como apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família” observa.