NASF Lagoinha adere a campanha Janeiro Branco

quinta-feira | 31/01/2019

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), território da Lagoinha, aderiu neste mês a campanha Janeiro Branco que realiza ações visando a Saúde Mental da população. A equipe do NASF, que integra a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Eusébio realizou encontros nas unidades de saúde com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam nos bairros da Lagoinha, Parque Havaí, Urucunema, Autódromo, Amador e Guaribas para a troca de experiências e aprendizado sobre os cuidados com a saúde mental.

Conforme coordenador do NASF da Lagoinha, Mauro Bruno, o “Janeiro Branco” foi inspirado em campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras. Destaca que a ideia surgiu em outubro de 2013, quando psicólogos e psicólogas de Uberlândia (MG) começaram a discutir o tema.

O secretário de saúde de Eusébio, Mário Lúcio, destaca que a virada de ano é um período em que as pessoas entram em um movimento espontâneo de avaliação das suas próprias vidas e, Janeiro, o primeiro mês do ano, é um mês terapêutico por natureza – por isso é o momento de aproveitar e instigar as pessoas a pensarem sobre Saúde Mental, sentidos de vida, propósitos existenciais, qualidade de relacionamentos, equilíbrio emocional e se são, ou não, verdadeiramente felizes”., disse.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a ideia é aproveitar a posição estratégica, assim como o perfil introspectivo do mês de Janeiro, e chamar a atenção das pessoas para essas questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais Saúde Mental em suas vidas ao longo de todo o tempo. “Por isso, a campanha Janeiro Branco é totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à Saúde Mental. Afinal, quem cuida da mente, cuida da vida!”, concluiu.