NASF realiza atendimento especializado aos eusebienses

sexta-feira | 01/08/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, oferece um serviço especializado nas comunidades através dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs). O município conta com três unidades – Lagoinha, Timbú e Santo Antônio/Pedras. Cada um está vinculado a seis equipes de saúde da família.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Família de Eusébio, a enfermeira Nelci Bezerra, cada NASF conta com dois fisioterapeutas, um psicólogo, um assistente social, um nutricionista (exceto o NASF da Lagoinha que conta com dois profissionais nessa área) e um educador físico. O atendimento aos pacientes é referenciado pelas Unidades Básicas de Saúde e acontecem ou nos próprios núcleos, nos postos de saúde ou mesmo no domicílio do paciente que tiver dificuldade de locomoção.

Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio Ramalho, os atendimentos seguem um cronograma elaborado junto às unidades de saúde, mas os profissionais dos NASFs atendem também nas Casas dos Idosos do município, onde realizam atendimento em fisioterapia, nutrição e através de educador físico.

Segundo o prefeito Júnior, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família tem como objetivo principal dar suporte às equipes de saúde da família em atendimentos especializados, e tem como responsabilidade central, atuar e reforçar as diretrizes na atenção à saúde, tais como: a interdisciplinaridade, a intersetorialidade, a educação popular, o território, a integralidade, o controle social, a educação permanente em saúde, a promoção da saúde e a humanização. “As equipes do NASF também possuem espaços de discussões para gestão do cuidado. Como, por exemplo, reuniões e atendimentos em grupo constituindo processo de aprendizado coletivo. Desta maneira, o NASF atua de forma compartilhada e como apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família” observa.

O prefeito destaca ainda que cada NASF está dividido em nove áreas estratégicas, que são: atividade física/praticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança/ do adolescente e do jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica.