NUTE atua na Tecnologia Educacional e Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Eusébio

quarta-feira | 13/04/2022
Professores Alexandre Frota (esquerda) e Jayme Façanha (direita) integram o NUTE da Secretaria de Educação (Foto: PME/Divulgação)

Criado em 2021 para dar suporte na área de tecnologia à Secretaria Municipal de Educação durante a pandemia, isso com relação ao processo do ensino à distância, o NUTE – Núcleo de Tecnologia Educacional e Comunicação de Eusébio, ganhou neste ano novas funções de trabalhar também no aspecto da comunicação da pasta. O Núcleo é integrado pelo professor Alexandre Frota, ex-diretor da Escola da Lagoinha e Jayme Façanha, ex-coordenador pedagógico da Escola Evandro Ayres de Moura.

Segundo Alexandre Frota, a comunicação surgiu neste ano, com a organização das redes sociais da SME e a necessidade de seu gerenciamento. O NUTE está à frente do canal do Youtube, e das páginas do Instagram e Facebook da Secretaria, ficando também responsável pelas transmissões ao vivo, lives, suporte para reuniões online e apoio às escolas. “Recebemos o registro das ações realizadas pelos responsáveis pelos departamento e trocamos uma ideia junto ao gabinete para alinharmos a forma de comunicar os mesmo e por fim colocamos a informação nas redes sociais. A elaboração vai desde a arte, a logomarca se precisar seja das escolas, Secretaria e das campanhas,” ressalta Alexandre.

Ele observa que existem algumas ações fixas por semana, como as referentes as formações do Departamento Escola de Formação e a formação dos Guardas Municipais, que conta com parceria com a SME, já que os professores estão participando da capacitação, além da divulgação dos resultados da SPAECE, as chamadas públicas da SME, reunião dos diretores semanais e palavras do secretário de Educação.

O carro chefe do Departamento é a certificação dos professores nos cursos e capacitações proporcionadas pelo município e pelo Estado através do Mais PAIC. “fazemos a emissão de certificados online chancelados para evitar falsificações. Recebemos a relação de aprovados das formações e dai emitimos de forma automática por e-mails com carga horária e fazemos uma sincronização entre planilhas eletrônicas, complementos, etc”, destaca o professor Jayme Façanha. Cita ainda o projeto NUTE nas Escolas, que passa no momento por uma sondagem de aparelhos para envolver mídias e suporte de metodologias ativas.

Serviço

O NUTE fica localizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SME), situada na Rua Irmã Ambrosina, 266, Centro
Mais informações pelo e-mail: nute.eusebio@gmail.com