Oficina sobre importância do aleitamento materno é realizada dentro da programação do mês da Primeira Infância no Eusébio

terça-feira | 10/08/2021
A oficina foi direcionada às mães participantes do Programa Criança Feliz e às gestantes atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Foto: July Lioba/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou nesta terça-feira (10) uma oficina com o seguinte tema: “Uma visão ampliada sobre a temática aleitamento materno”, dentro da programação alusiva ao mês dedicado à Primeira Infância. O público alvo foram as mães que integram o Programa Criança Feliz (PCF) e gestantes.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, o momento foi importante ao abordar a importância do aleitamento materno até os seis meses, o fortalecimento de vínculo entre a mãe e o bebê e o trabalho em prol da primeira infância, que vai de zero a seis anos.

A oficina foi ministrada pela enfermeira Larissa Frota que destacou a importância do aleitamento materno. “É necessário desconstruir inverdades sobre o leite materno, de que tudo é culpa dele, que é fraco, e que não nutre o bebê. Na verdade, é o alimento mais indicado para a criança até os seis meses. Nas primeiras mamadas é produzido o colostro, que é primeiro leite que sai do seio quando a mãe começa a amamentar. Este é o alimento ideal para o recém-nascido. É altamente concentrado, repleto de proteínas e rico em nutrientes”, diz.

Destacou, ainda, a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de vida, como recomendado pelo Ministério da Saúde. “O aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade”, destaca a enfermeira.

Programação

Samara Cordeiro destaca que nesta quarta-feira (11) será realizada a primeira reunião do Grupo Gestor da Primeira Infância e no dia 31 uma grande capacitação para os técnicos para falar sobre o fortalecimento familiar e comunitário na primeira infância. “A primeira infância é um tema bem receptivo. O prefeito Acilon Gonçalves tem todo um olhar especial junto com a primeira dama, Marta Gonçalves, pois sabem da importância de trabalhar a primeira infância, que é o pilar, o futuro. Estamos felizes com esse retorno presencial, mas com todos cuidados necessários, voltando esse vínculo, mas o programa Criança Feliz não parou, continuou atendendo online, tínhamos uma visita uma vez ao mês e agora estamos tendo esse retorno,” salientou.