Orquestra Sinfônica de Eusébio está com inscrições abertas

terça-feira | 26/08/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, está com as inscrições abertas para a Orquestra Sinfônica Municipal do Eusébio. Os ensaios são realizados nas terças e quintas-feiras, das 18 às 20 horas, na Escola de Artes (Naec). As vagas são direcionadas para os alunos dos cursos oferecidos pelo próprio Naec ou para aqueles que participam de capacitações nas 17 escolas da rede pública municipal.

Segundo o coordenador do Curso de Música da Secretaria de Cultura e Turismo, o maestro José Honório, a Orquestra Sinfônica do Eusébio, é um projeto novo, aberto a participação dos músicos eusebienses. “Se já for aluno da casa ou do Tempo Integral, melhor ainda. Fazemos uma entrevista inicial para saber a experiência do candidato, mas mesmo os que não sabem tocar nenhum instrumento podem se dirigir ao Naec e se inscrever em um dos vários cursos que oferecemos, dependendo do seu desempenho ele poderá também fazer parte da Orquestra”, afirma.

Honório observa que a Orquestra é integrada com 30 participantes, e conta com instrumentos de percussão, metais e de cordas friccionadas. Além da Orquestra, que tem a frente o maestro Arley Façanha e como co-regente Joelder Câmara, o município de Eusébio tem ainda a Banda de Musica, regida por Tarcísio Lima, tendo como co-regente Francisco Benício e a Banda Marcial, regida pelo maestro José Honório e co-regida por Elennávela.

O secretário de Cultura e Turismo do Eusébio, Léo Abreu, destaca que a Orquestra Sinfônica do Eusébio é um sonho antigo que agora se torna realidade, devido o empenho dos músicos da cidade e o apoio incondicional da Prefeitura. “Temos hoje o ensino da música consolidada nas escolas com a participação de centenas de alunos. Muitos talentos estão sendo descobertos com esse trabalho”, revela. Segundo Léo, a OSME fará sua apresentação inaugural no mês de outubro.

“Na oportunidade a população poderá conhecer mais de perto este trabalho que está sendo realizado em nosso município”, destaca.O prefeito Júnior afirma que o ensino da música é uma política pública que vem auxiliando a prefeitura na formação das crianças e jovens da cidade. “a música é reconhecidamente uma atividade que desenvolve a memória, promove o equilíbrio, facilita a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, além de proporcionar

um bem-estar para quem pratica. No Eusébio constatamos que as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida, como um todo, e geralmente apresentam notas mais elevadas nas escolas”,

observa o gestor.