Pacientes do CAPs AD recebem capacitação profissional

segunda-feira | 19/05/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está realizando o curso de capacitação em olericultura orgânica destinada aos pacientes que estão em tratamento no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). O curso, com duração de quatro dias, tem 32 horas/aula.

Segundo a assessora de Políticas Públicas sobre Drogas, Micheline Said, a capacitação tem como objetivos a reinserção social, a geração de emprego e renda e terapia para os pacientes. No final, eles recebem um certificado com validade nacional.

O coordenador do curso, João Antônio Sampaio, observa que os participantes vão aprender desde o processo de escolha das sementes, à parte da comercialização, passando ainda pela identificação de pragas e doenças das plantas, construção de canteiros, e conhecimento básico sobre o sistema de agricultura orgânica.

“Colocamos a teoria ligada à prática. Nesta capacitação eles aprendem fazendo”, afirma Sampaio. Os cursandos recebem apostila sobre os temas repassados e suporte para que dêem continuidade, caso queiram se profissionalizar na prática. O Senar é um órgão ligado a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e funciona com apoio dos sindicatos patronais e de trabalhadores rurais e com recursos do Imposto Territorial Rural (ITR) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O prefeito Júnior observa que o trabalho realizado pela prefeitura em benefício dos dependentes de drogas, não se restringe apenas ao tratamento para que deixem a dependência, mas visa sua reinserção na sociedade e no mercado de trabalho. “Essa oportunidade que proporcionamos aos pacientes pode mudar a vida de muitos. Esperamos que esse esforço alcance bons resultados na vida de todos”, afirmou.