Policiais Municipais de Eusébio participam de curso de armamento e tiro

sexta-feira | 01/10/2021
Para participar do curso, os agentes de segurança precisaram passar por cinco etapas (Foto: Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), encerrou nesta sexta-feira (01) o Curso de Armamento e Tiro para os efetivos da Polícia Municipal. A capacitação teve início no dia 13 de setembro. Para participar do curso, os agentes de segurança precisaram passar por cinco etapas: curso complementar, exame toxicológico, exame psicológico, prática de armamento e tiro e Investigação social.

O objetivo do curso é capacitar os policiais do município para o manuseio da arma de fogo, que é uma prerrogativa solicitada pela Polícia Federal para autorizar o porte funcional de armas. De acordo com Ana D’ Ávila, Coordenadora de instrução e projetos da Polícia Municipal de Eusébio, o curso de Armamento e Tiro é necessário para o uso da arma de fogo durante o serviço. “O curso é de extrema necessidade, pois traz a qualificação técnica que os integrantes da Polícia Municipal de Eusébio vão necessitar no dia a dia para o uso da arma de fogo”, destacou.

Ana D’ávila ainda pontuou ser obrigatório que o policial passe por um treinamento anual específico de tiro. “Devemos anualmente passar por um treinamento de 80h voltado apenas para o tiro. Essa capacitação é contínua e vai acontecer com todos os integrantes”, pontuou.

Conforme Rejane Maciel, secretária Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio, em breve será assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Federal e o município de Eusébio, para a liberação do uso de armas de fogo pelos policiais municipais. “Com o Acordo devidamente assinado, será emitido o Porte de Arma Funcional para os guardas devidamente aptos no Curso de Armamento e Tiro. Após a conclusão desse curso para a primeira turma, a PME já tem data agendada para a capacitação da próxima turma de guardas que acontecerá a partir da próxima segunda-feira (4).

O prefeito Acilon Gonçalves afirma que a Prefeitura, através da Secretaria de Segurança do Município, está utilizando critérios rigorosos para o uso de armas de fogo pelos Policiais Municipais. Ele destaca que o equipamento é importante para a execução das atividades dos agentes de segurança, entre eles: zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município; prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população; colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social; colaborar com a pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas.