Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Policlínica de Eusébio realiza palestra de prevenção ao Câncer de mama

terça-feira | 11/10/2022
As palestras aconteceram na área externa da Policlínica. Fotos: Jully Lioba/PME


A Policlínica Acilon Gonçalves realizou na manhã desta terça-feira (11) uma palestra voltada para a prevenção ao Câncer de Mama para 50 pacientes atendidos no equipamento. A palestra foi realizada pela Dra. Renata Bezerra, ginecologista e obstetra, por Nayana Valeska fisioterapeuta pélvica e por Dr. Mauro Bruno, coordenador da Policlínica.

Além da palestra realizada, as pacientes também ouviram o depoimento de Cláudia Silva dos Santos, de 56 anos, moradora de Eusébio. Cláudia, fez o exame de toque em casa e identificou algo diferente na mama. Cláudia, fez a cirurgia há um ano e destaca a importância do auto toque. “Quando fiz o auto toque em casa, eu senti algo diferente, não parecia uma glândula, e me preocupou. Marquei uma consulta com o médico. Após os exames fui diagnosticada com câncer de mama. Fiz radioterapia e quimioterapia antes da cirurgia. Graças a deus percebi a tempo e pude fazer o tratamento. Já faz um ano que fiz a cirurgia no Geon. Então, eu incentivo que as mulheres devem sim ficar atentas e fazer o autoexame”, disse.

Nayana Valeska, fisioterapeuta pélvica, uma das palestrantes pontua a importância do autoconhecimento do corpo. “O auto toque é uma coisa que estimulamos dentro do consultório. Quem trabalha com saúde da mulher tem que estimular a paciente a ter o autoconhecimento sobre seu corpo, pois a partir disso ela poderá identificar se tem algo errado com o seu corpo e procurar atendimento médico”, observou.

A Policlínica de Eusébio disponibiliza consultas com ginecologistas e mastologistas através de encaminhamento do posto de saúde como destaca Mauro Bruno, coordenador da Policlínica de Eusébio. “Dependendo da detecção do médico de atenção básica, ele encaminha para a Policlínica. Caso o médico identifique alguma alteração mamária, a paciente será encaminhada ao mastologista e se a mesma estiver na faixa etária, nós fazemos o encaminhamento para exames específicos, como ultrassonografia mamária e mamografia. E, se após isso for diagnosticado o câncer de mama, a paciente é encaminhada para fazer o tratamento que consta em radioterapia e quimioterapia e após isso, a cirurgia”, destacou.