População deve tomar cuidados para evitar o contágio pelo coronavírus dentro de casa

quinta-feira | 07/05/2020

Mesmo com o isolamento social, medida definida pela Prefeitura de Eusébio e pelas autoridades de saúde do Estado, a população deve tomar cuidados também com o ambiente doméstico que pode ser foco e abrigo para o novo coronavírus. Esse espaço requer cuidados para que não haja risco de contágio e transmissão da doença.

Ao sair às ruas, não se deve entrar em casa com o calçado utilizado. A medida é uma forma de evitar levar sujeiras da rua para dentro do ambiente residencial. Isso pode reduzir até 85% a quantidade de poeira, toxinas e o próprio vírus da Covid-19 que a pessoa leva para dentro de casa. A troca do calçado deve ser feita logo na entrada da residência. Importante também deixar sempre um pano, na entrada da casa, umedecido com água clorificada(com água sanitária) para que a pessoa pise antes de entrar em casa. É necessário lavar muito bem as mãos em seguida.

Outra medida é ter sempre álcool gel ao lado da porta de entrada. As pessoas de casa devem criar ohábito de desinfetar as mãos logo que chegar da rua, pois isso evita contaminar outros ambientes. Caso a pessoa não tenha condições de adquirir o produto pode substituir por lavar as mãos com água e sabão, antes de tocar qualquer coisa.

Ao chegar em casa é importante trocar a roupa e colocá-la em recipiente isolado das demais, deixa-la já de molho em água e sabão, ou tomando ar por pelo menos 24 horas. É importante ao chegar da rua não tocar ou sentar em nenhum móvel da casa com a roupa que saiu. A medida seguinte é tomar banhoassim que chegar da rua, dessa maneira você pode trocar a roupa sem riscos de contaminação.

Outras medidas importante são: estar em locais com maior circulação de ar e evitar locais fechados com ar condicionado, pois mesmo gerando conforto, acaba não renovando o ar. Mas caso haja necessidade, este deve estar sempre com seus filtros limpos ou substituídos semestralmente; priorizar a luz natural durante o dia, pois a luz solar é um elemento importante no tocante ao equilíbrio emocional; abrir janelas e portas dos guarda-roupas e armários para evitar a umidade e mofo, que podem ser ambiente propicio para que o vírus sobreviva por mais tempo.