Prefeito Júnior assina ordem de serviço para construção da nova creche do Parque Havaí

quarta-feira | 12/11/2014

Em solenidade realizada no Gabinete do Paço Municipal, o Prefeito Júnior assinou a ordem de serviço para as obras de construção da nova creche do Parque Havaí. A ordem inicial é para a sondagem do terreno e implantação da obra, que está orçada em R$1.661.001,14 e será executada em um prazo de 210 dias, pelo consórcio Concreto/PVC. Na solenidade estiveram presentes o secretário de Obras, Sebastião Albuquerque e a Secretária de Educação, Ivonilde dos Santos.

A nova creche, segundo a secretária de Educação, professora Ivonilde, é uma reivindicação da comunidade do Parque Havaí, já que a creche hoje existente, a Francisco José dos Santos, não comporta a demanda da região, “Só no Parque Havaí, temos 80 crianças esperando vaga nos Centros de Educação Infantil. Mas essa nova creche vai atender a demanda também de todo o Centro de Eusébio”, afirmou.

O secretário de Obras Sebastião Albuquerque afirma que a parte do aterramento e terraplanagem que ficou a cargo da prefeitura já está finalizada e agora a construtora poderá assumir a obra. “A creche terá capacidade de atender uma demanda de 120 a 240 crianças com todas as condições para o seu desenvolvimento”, destaca o secretário.

O Prefeito Júnior observa que projeto arquitetônico adotado foi baseado nas necessidades de desenvolvimento da criança, tanto no aspecto físico, psicológico, como no intelectual e social. “Foram levadas em consideração os aspectos ambientais, geográficos e climáticos de modo a propiciar ambientes com conceitos inclusivos, aliando as características dos ambientes internos e externos com as práticas pedagógicas, culturais e sociais” frisa.

Ele observa que a creche será dotada de fácil acessibilidade aos blocos; setorização por faixa etária para a promoção de atividades especificas de acordo com as necessidades pedagógicas, com a adoção de salas de atividades para cada faixa etaria; ambientes de integração e convívio entre crianças de diferentes faixas etárias como: pátios, solários e áreas externas e equipamentos destinados ao uso e escala infantil.

A construção contará com um bloco administrativo (com hall; recepção; secretaria; diretoria; sala de professores; almoxarifado; sanitários adultos: masculino e feminino); bloco de serviços (circulação interna; rouparia; lavanderia; copa dos funcionários; Deposito de Material de Limpeza (D.M.L); vestiário masculino e feminino; despensa; cozinha; lactário e os blocos pedagógico (com fraldários; sanitários; sala de atividades; sala de repouso; área de alimentação; solário e sala multiuso), além de um playground.