Prefeito Júnior e Governador Cid Gomes visitam sede da Fiocruz

segunda-feira | 23/09/2013

O Prefeito Júnior e o Secretário de Saúde de Eusébio, Acilon Gonçalves, participaram da comitiva do Governador Cid Gomes, que na sexta-feira (20), visitou as instalações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro. Na visita, foram apresentados os projetos e o andamento do processo de licitação das obras de instalação da Fiocruz no Polo Industrial e Tecnológico de Saúde, no bairro da Precabura, em Eusébio.

De acordo com o Prefeito Júnior, o Governador Cid Gomes, garantiu a doação do terreno para a instalação da Fábrica de Vacinas Bio-Manguinhos, até o dia 20 de outubro. A Fábrica ficará ao lado da Fiocruz. “O projeto do Polo, vai colocar o Eusébio como referência mundial na área Tecnologia da Saúde, o Pólo em si é um projeto inédito e nos próximos anos deverá mudar as feições econômicas e sociais de nosso município” destacou o Prefeito.

Desde abril, foram iniciadas as atividades de terraplanagem na área, que deverão estar concluídas em março do ano que vem. A previsão é de que, em 2017, a instituição esteja produzindo vacinas e medicamentos no laboratório. O Pólo de Saúde contará com uma unidade de ensino da Fiocruz e do Instituto Renato Archer.

Segundo o Governador Cid Gomes, o pólo de Eusébio é uma inovação em uma área que será nas próximas décadas “o maior investimento da humanidade. Não é exagero. Talvez esse seja o mais importante projeto estruturante para o Ceará no futuro", declarou. A comitiva contou ainda com as presenças de secretários de Estado, reitores e representantes da UFC, Uece, Unifor e IFCE, deputados federais e os presidentes da Federação das Indústrias do Estado (Fiec) e Centro Industrial do Ceará (CIC).

Os investimentos para a implantação do Pólo de Saúde do Ceará já estão garantidos no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 da instituição. O projeto prevê o aporte de R$ 103 milhões, sendo a maior parte, R$ 60 milhões, na construção da infraestrutura e prédios. O restante será com equipamentos e mobiliário, preparação do terreno, desenvolvimento de projetos e gerenciamento de obras.

A estrutura laboratorial será construída em parceria com dois laboratórios de ponta no mundo: a americana Fraunhofer e a israelense Protalix. O projeto da Bio-Manguinhos prevê investimentos de R$ 170 milhões em laboratórios de produção de vacinas e biofármacos por meio de uma plataforma vegetal, que utilizará, entre outras matérias-primas, folha de tabaco, em uma tecnologia inovadora ainda inexistente no Brasil, que atenderá tanto ao mercado nacional, como poderá também ser importada. A fórmula poderá ser utilizada para desenvolver vacinas para diversas doenças, como a febre amarela.

A planta de desenvolvimento tecnológico deverá estar pronta em 2016, e começará a produzir em 2017. O projeto ocupará uma área de 22 hectares. O governo estadual já adquiriu 55 hectares e está em vias de aquisição de mais 30, que, juntos, abrigarão a as instituições públicas e também privadas.