Prefeitura apresenta planejamento para os próximos quatro anos com foco no desenvolvimento sustentável

terça-feira | 12/09/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio já elaborou o seu Plano Plurianual para o quatriênio 2018-2021. O instrumento de planejamento governamental define diretrizes, objetivos e metas da administração pública, com o propósito de viabilizar a implementação de gestão de políticas públicas, orientar a definição de prioridades e auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável do município.

A previsão de recursos para a implantação dos projetos no quatriênio de 2018 a 2021 é de R$ 1,3 bilhão, sendo que 70% dos recursos se destinam aos programas temáticos; 23,6% aos programas de gestão, manutenção e serviços, e 6,1%, aos programas que não constam no PPA. De forma mais detalhada, investimentos para os próximos quatro anos preveem para o Desenvolvimento Econômico Sustentável, 3,6% dos recursos; Desenvolvimento Social e Seguro, 61,1%; Infraestrutura e Serviços, 10,2% e para a Gestão Moderna e Transparente, 25,1%.

Conforme Acilon, o Eusébio está vivenciado os melhores anos de sua historia. "As políticas publicas desenvolvidas promoveram de forma incontestável a melhoria a qualidade de vida da população, colocando o município em uma posição de destaque no cenário nacional, conquistando o maior IDH do Estado do Ceará. Esse Eusébio tem conquistado reconhecimento nacional, mas é preciso avançar, são muitos desafios", revelou.

Destacou que o setor privado e a cidade impulsionam o desenvolvimento, mas o papel orientador do município tem se mostrado de fundamental importância ao apontar o futuro desejado e os recursos disponíveis para sua viabilização. “Nesse sentido, a visão de futuro é o orientador do planejamento do município e aponta para o objetivo maior, estabelecendo um ideal de ser alcançado com a soma dos esforços de todos, na busca de um desenvolvimento econômico e social orientado para a melhoria da qualidade de vida da população” argumenta.

“Desta forma o Eusébio será reconhecido por seu desenvolvimento urbano e ambiental sustentável, atrativo para a crescente demanda de famílias na busca do bem morar com segurança; por seu desenvolvimento econômico, com ênfase no setor terciário tendo como indutores a educação básica de qualidade e a capacitação e qualificação profissional; Por seu desenvolvimento social orientado no atendimento aos menos favorecidos, de modo a promover a inclusão social e o combate a pobreza extrema; por sua gestão pública moderna e transparente, associada a competência e ao uso da tecnologia da informação”, detalhou.

Entre as diretrizes previstas na proposta constam: a gestão competente e transparente como garantia de eficiência nos gastos públicos na oferta de bens e serviços a sociedade; a valorização da educação, da saúde e da assistência social, como garantia de inclusão social e melhoria da qualidade de vida; a promoção do desenvolvimento urbano e ambiental, com sustentabilidade, assegurando a preservação do ambiente natural frente ao construído; promoção dos instrumentos da democracia participativa para o fortalecimento dos processos de decisão; o desenvolvimento econômico associado ao crescimento pessoal e profissional da classe trabalhadora e uma mobilidade urbana sustentável como política publica de transito, transporte e uso e ocupação do solo, tratados de maneira conjunta e harmoniosa.