Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Prefeitura assina ordem de serviço para reforma da Praça da Lagoinha

terça-feira | 26/11/2019

A Prefeitura de Eusébio assinou, nesta segunda-feira (25), a ordem de serviço para a reforma da Praça da Lagoinha. O evento contou com as presenças do prefeito Acilon Gonçalves; do vice-prefeito Paulo César Feitosa; da primeira-dama Marta Gonçalves; do presidente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente, Tulio Studart, secretários, vereadores e moradores. O espaço, que é um ponto de encontro da população, será totalmente repaginado. A reforma prevê a troca do piso, reforma do chafariz, do mobiliário urbano, da iluminação e a instalação de playground e academia de ginástica.

Segundo o presidente da AMMA, Túlio Studart durante as visitas feitas ao local para avaliar as necessidades, o que mais chamou a atenção foi a presença da população aguando as plantas e fazendo a manutenção da praça. “Esse espaço tem esse objetivo mesmo, de reunir os moradores para comtemplar a natureza, conversar, fazer atividades físicas e ter um espaço para as crianças brincarem. O mais importante é que vocês saibam que essa praça é de vocês e cabe ao poder público mantê-la. Mas pedimos que usem, zelem e cuidem dela”, disse.

O vereador França disse que a obra é importantíssima para a população da Lagoinha e para os moradores da cidade, porque a praça é visitada não só pelos moradores locais, mas por toda cidade. “Temos missa nessa praça e outros eventos. Acho importante a presença da população que sempre está ocupando a praça. O prefeito marcou um gol de placa ao fazer essa reforma”, ressaltou.

O vereador Nildinho disse que a melhoria é uma reivindicação de algum tempo da população. “O Dr. Acilon tem trazido obras para a Lagoinha. Recentemente inauguramos o Ginásio da Escola da Lagoinha, temos para ser iniciada a construção da nova Escola e agora essa obra da Praça”, pontuou. Ele aproveitou o ensejo para convidar a população para a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, que acontecerá de 2 a 10 de dezembro, no Ginásio da Lagoinha. O vereador Fares Filho destacou que a reforma foi fruto de um requerimento apresentado por ele na Câmara. “Essa praça é de vocês e quem tem que ter cuidado é vocês. Cuidem e zelem, como se fosse a casa de vocês”, pediu.

O Vice-prefeito Paulo César Feitosa parabenizou a equipe de arquitetos da AMMA pela realização do projeto de reforma da Praça. Segundo ele, antes quando a prefeitura queria fazer um projeto de uma praça, o prefeito Acilon contratava um escritório de fora que cobrava caro. “Mas o prefeito criou uma equipe na AMMA, que faz projetos com rapidez e economia. Hoje todos os projetos de praças e até de algumas escolas são feitas por essa equipe”, asseverou.

Em seguida falou o deputado Bruno Gonçalves. Ele afirmou que tem procurado ser um deputado atuante, visitando vários municípios e conversado com a população. “Vocês não têm ideia como o povo tem sofrido com falta d’água, desemprego, saúde precária, sem dentista, sem médico sem enfermeiro, sem local para tomar uma injeção. Por isso, sempre que forem olhar algum problema na cidade, antes de qualquer insatisfação, é bom comparar o que o Eusébio tem com outras cidades do Ceará. Digo isso porque tenho andado bastante desde Aurora até Paraipaba. Para um cara mostrar um problema aqui, tem que suar porque não se acha algo concreto a se reclamar. As pessoas que moram aqui estão acostumadas com o que é bom, por isso o nível de exigência é tão alto, mas a cada dia devemos agradecer pela cidade e pelo gestor que temos”, enfatizou.

O Prefeito Acilon Gonçalves destacou que dando segmento as ordens de serviço das obras na cidade, a Prefeitura está executando R$ 2 milhões e 300 mil em obras de pavimentação em paralelepípedo e pedra tosca. Ele anunciou que na próxima segunda-feira, às 18 horas, na Tamatanduba estará assinando a ordem de serviço da praça daquela localidade. 

Destacou que assim que chegou para a solenidade recebeu alguns reclamos com relação ao Posto de Saúde. “estou querendo ir pessoalmente lá ouvir as pessoas e quero até o início do primeiro semestre de 2020 fazer melhorias lá”, destacou.

Acilon frisou que a Secretaria de Educação está iniciando a matrícula dos veteranos e depois abrirá vagas para quem está querendo mudar de escola. Posteriormente será feita a matricula dos novatos e somente após todo esse processo, a Prefeitura estará abrindo vagas para alunos de outros municípios que estão querendo estudar no Eusébio. Na área de Educação ele destacou que deverá ser inaugurada em janeiro a Creche da Tamatanduba, que tem recursos estaduais e municipais e em março a do Parque Havaí.

Segundo ele, a prefeitura tem agido no sentido de fortalecer o Esporte, com a entrega de vários ginásios poliesportivos. Fez menção as conquistas do Sport Club Eusébio e assegurou que em 2020 o Eusébio terá o melhor e maior campeonato municipal. “Neste ano tivermos alguns percalços devido questão da segurança, mas vamos reforçar esse setor para fazermos em 2020 um grande campeonato”, revelou.

Frisou. Ainda. as ações para a busca de recursos junto ao Governo do Estado e o Governo Federal.  “Agora mesmo estamos solicitando recursos de R$ 8 milhões em Brasília e para isso contamos com o apoio do deputado Junior Mano, que tem nos ajudado muito a buscar esses recursos. Com o Governo do Ceará, inauguramos o Hospital e agora estamos com a obra da área administrativa. E para lembrar ao governo de nossa existência temos o deputado Bruno Gonçalves, que vem fazendo esse papel de formiguinha, buscando os benefícios. Esse é o mesmo trabalho que os vereadores de situação fazem, e isso é muito importante”

Ele enfatizou que protocolou junto ao Governo do Estado a solicitação de cinco novas Areninhas para o Eusébio, “tinham me oferecido três Areninhas, mas pedi cinco. A missão agora é colocar no MAAP, que indica as obras prioritárias. Os equipamentos serão instalados no Jabuti, Santo Antônio e Mangabeira. Esses três terão o tamanho de 60X90 de área. Já o Campo do Delta e do Novo Portugal, na beira do Rio Jacundá, serão equipamentos mais compactos, mas tão bons quanto os outros. Agora peço ao deputado Bruno que chegue junto para a liberação dessas obras. Com certeza até o final do ano que vem conseguiremos as cinco, e se alguma ficar de fora, faremos com recursos da prefeitura”, garantiu. Falou ainda da Maternidade do Hospital Municipal, afirmando que até o meio do ano que vem será a melhor do Ceará. “Teremos uma UTI de médio risco improvisado, exclusivamente para pessoas com 34 a 38 semanas”. Disse também que até o início do ano estará dando a ordem de serviço para as obras da nova Escola da Lagoinha, que ainda passa por um pormenor técnico. Por fim, detalhou as obras de melhoria das ruas, destacando a da Rua Dona Zildênia até a rua do PSA. “Começamos a obra da Rua Zé Bento até as Guaribas, as ruas Jacinta Ferreira e Dejanira e depois faremos a Jaraguá, aqui na Lagoinha. Estamos colocando agora um aditivo de 1 milhão e 700 mil para essas obras,” concluiu.