Prefeitura dá continuidade ao projeto ampliação das áreas verdes no Eusébio

quarta-feira | 02/12/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), dará continuidade ao plantio de mudas e a colocação de grades de proteção nas avenidas Parnamirim e Santa Cecília, no Centro da cidade. O presidente da AMMA, Túlio Studart, observa que o objetivo é ampliar as áreas verdes da cidade e influenciar na redução da temperatura e umidade relativa do ar, possibilitando assim um melhor conforto térmico. “A arborização tem uma ligação direta com o bem estar, pois torna o ambiente urbano mais agradável e traz qualidade de vida para os moradores. Diminuem a temperatura das ruas, tornando mais prazeroso andar pela cidade”, observa.

O plantio de árvores nos espaços públicos consta no Plano Municipal de Arborização, que prevê o plantio de mil mudas de plantas nativas na cidade.  Segundo Túlio, o Plano, inicialmente, realizou o levantamento da flora e locais de cultivo das plantas, para em seguida criar um Manual da Arborização, com os regramentos para que o plantio não cause problemas na fiação elétrica, na tubulação, no assoalho de alguns pisos de praças e logradouros públicos. Destaca, ainda, o georreferenciamento dos locais de plantio, para que as árvores sejam distribuídas em locais mais adequados e mais necessários.

Além do plantio em espaços públicos, os cidadãos também podem solicitar mudas para o plantio em seus jardins e quintais. Conforme a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental, Stela Barros, a solicitação pode ser feita na AMMA, bastando preencher uma ficha de cadastro, e uma declaração do recebimento das mudas, se comprometendo a plantar e cuidar das mesmas. “As mudas são oriundas de doações compensatórias feitas por construtoras. Por cada árvore derrubada para a realização da obra, a empresa deve doar três mudas, que são destinadas ao viveiro existente na sede da AMMA”. revela.

O prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves observa que as ações da AMMA em cuidar, zelar e ampliar as áreas verdes da cidade, contribuem para uma cidade mais bela e harmoniosa e para uma melhor qualidade de vida da população. “Quanto mais árvores na cidade, mais pássaros, mais sombra, mais áreas de lazer. Contamos com o apoio dos moradores e das empresas para que participem dessa ação, para que possamos consolidar nosso município como um dos que mais preserva o meio ambiente em nosso Estado”, pontuou.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3260 3615