Prefeitura de Eusébio capacita profissionais de saúde para otimizar indicadores na rede de atenção básica

terça-feira | 15/12/2020
A capacitação visa o conhecimento maior sobre o sistema informatizado das unidades de saúde e otimização das informações (Foto: PME/Divulgação

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (11) a capacitação sobre o Sistema de Informação da IDS para a melhoria dos Indicadores das Unidades de Atenção Primária à Saúde. O treinamento foi voltado para médicos, enfermeiros e dentistas que atuam nos postos de saúde do município. Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, a capacitação visa o conhecimento maior sobre o sistema informatizado das unidades e otimização das informações que devem ser repassadas para o sistema do DATASUS e para o controle da Secretaria Municipal.

O sistema, segundo ele, proporciona a integração total de todas as informações da Secretaria de Saúde, que são lançadas uma única vez e disponibilizadas para todos os setores. “Os processos são otimizados, as informações integradas e transferidas automaticamente para os programas oficiais do DATASUS, do Ministério da Saúde. Com esse processo, conseguimos gerenciar o fluxo de atendimento, agendamento de consultas e atendimento dos profissionais”, ressalta.

Mário Lúcio destaca, ainda, que a informatização das unidades de saúde vem trazendo muitos benefícios, dentre eles, a transparência, a organização, a garantia que a informação fica registrada, a possibilidade de acesso e acompanhamento, facilidade para planejar as ações a serem realizadas, controle dos processos de atendimento, racionalização do fornecimento de medicamentos e insumos, entre outras informações que podem ser acompanhadas de forma mais clara e precisa.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua os atendimento aos usuários e os agendamentos são feitos por meio digital, favorecendo uma transparência maior, permitindo aos usuários uma interação mais forte com o sistema de saúde. “Caminhamos para que os usuários possam, por meio próprio, usando seu celular, possa marcar consultas e acompanhar o seu protocolo junto as unidades de saúde”, frisou.