Prefeitura de Eusébio cria Serviço de Atendimento Domiciliar

segunda-feira | 13/01/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, criou o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) que tem como objetivo realizar o atendimento de pessoas que tenham dificuldades de locomoção, acamadas, ou acometidas de doenças graves. O SAD, segundo o prefeito Júnior, foi criado para dar um suporte maior aos serviços já existentes, nos postos de saúde, Hospital e os realizados pelos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF).

Desde o mês de dezembro, que a equipe, formada por médico, enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista e auxiliares de enfermagem, faz visitas a pacientes para saber se os mesmos se enquadram nos pré-requisitos básicos para atendimento pelo SAD, ou se podem ser atendidos pelo serviço domiciliar mensal, feito pelos postos de saúde.

A equipe, inicialmente, visitou os postos de saúde e coletou os dados daqueles que poderiam estar enquadrados nos critérios do SAD. “Com esses cadastros passamos a realizar as visitas e selecionamos os pacientes que serão atendidos. Esperamos que até fevereiro, possamos iniciar os atendimentos domiciliares”, destaca a fisioterapeuta Larissa de Castro.

Nesta segunda-feira, a equipe esteve visitando pacientes no bairro Cauaçu, entre eles a dona de casa Luciana, acometida de artrite e outro paciente que sofreu uma AVC. Segundo o secretário de Saúde, de Eusébio, Mário Lúcio, o SAD visa dar apoio necessário e toda a logística ao enfermo de maior gravidade, que por motivo de força maior não possa ficar internado, assim como pacientes que se alimentem por sondas ou tenham sido acometidos de problemas neurológicos.

O SAD realiza um acompanhamento diário ou no mínimo semanal dos pacientes. O serviço foi implantado em dezembro de 2013 e a equipe recebeu capacitação especial para atendimento em domicílio, com foco em procedimentos adaptados ao ambiente domiciliar, abordagem familiar e orientações aos cuidadores (um membro familiar que estará em constante apoio ao paciente).

A equipe conta com transporte 12h por dia, todos os dias da semana, logística de apoio necessário, estando em parceria com Atendimento Básico, Hospitais, UPA, SAMU e Centro de Especialidades. O SAD ainda disponibiliza ao paciente toda a estrutura médico-hospitalar necessária para sua melhoria, como: aspiradores, inaladores, equipamentos de O2, camas, matérias curativos, transporte a hospitais caso haja necessidade, garantia de exames, aquisição de dietas especiais, além de pactuar fluxo de óbito em horários de não funcionamento.