Prefeitura de Eusébio dá exemplo e realiza diversas obras públicas somente com recursos próprios

quinta-feira | 07/07/2022
Obra de reforma e ampliação da Escola Erotides Melo Lima está em pleno andamento (Foto Jully Maria/PME)

O Eusébio é um dos poucos municípios do Ceará e do Nordeste a realizar obras apenas com recursos próprios, fruto do bom ambiente fiscal vivido atualmente pelo município, da gestão responsável dos recursos e do planejamento das ações pelo Executivo. São 27 obras realizadas apenas com recursos próprios, isto é: sem contribuições seja da União ou do Governo do Estado. Para o prefeito Acilon Gonçalves, essa é a melhor resposta que a Prefeitura poderia dar ao contribuinte que tem mantido seus impostos em dia. “O cidadão eusebiense está vendo de forma clara aonde os recursos públicos, fruto dos impostos, estão sendo aplicados, seja em Obras, seja na Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, Cultura e Segurança”, pontuou.

Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Ícaro de Almeida, no rol das obras que foram executadas apenas com recursos próprios, já foram finalizadas: a construção do CRAS Francisca Ribeiro da Silva (Mangabeira); a reforma e ampliação do CEI Maria Tavares de Souza (Santo Antônio);  a ampliação Escola Maria de Fátima Façanha (Lagoinha); a Creche Pro infância Tipo 1 (Lagoinha); obras de drenagem (Tamatanduba); Reforma Campo de Futebol (Jabuti);  Reforma Campo de Futebol (Mangabeira); Reforma Campo de Futebol (Santo Antônio) e Reforma da sede da Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida – CMVPV (Centro).

Estão em andamento: a drenagem e pavimentação de diversas ruas da cidade; a reforma do Gabinete do Prefeito (no antigo Banco do Brasil – Centro); manutenção da malha viária de diversas vias, Reforma do Mercado Central do Eusébio;  Construção/Pavimentação Asfáltica em ruas de vários Bairros; Pavimentação pedra tosca em vários Bairros; Reforma e Ampliação da Escola João de Freitas Ramos (Olho D’água); Reforma e Ampliação da Escola Erotides Melo Lima (Parque Havaí); Reforma e Ampliação da Escola Mundo Encantado da Criança (Novo Portugal).

E ainda: a reforma e ampliação da Escola Eduardo Alves Ramos (Timbú);  reforma e ampliação do CEI Maria Tavares (Pedra); reforma e ampliação da Escola da Escola Josefa Sá (Urucunema); reforma e ampliação da Escola Evandro Ayres de Moura (Pedra); reforma e ampliação da Escola Neusa Freitas de Sá (Centro); reforma do gramado e do campo do Estádio Municipal Raimundo Cunha Rôla; Manutenção da Academia de Saúde (Mangabeira).

Fechando a relação das obras em andamento constam: a manutenção do Centro de Reabilitação (Parque Havaí); reforma e manutenção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Amador; reforma e manutenção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Havaí; reforma e ampliação do CESPIE; Reforma e ampliação Centro Dia do Idoso (Parque Havaí); Construção CRAS Jabuti; Reforma Equipamento de Proteção Social (Centro); Reforma e Manutenção do CRAS da Mangabeira (antigo).

Ao todo, são 10 obras na área de Educação; 06 na área de Saúde; 04 na área de Esporte e 07 na área de Desenvolvimento Social. Já com relação a pavimentação, já foram implantadas 80.771,10 m² em pedra tosca e 142.444,41 m² de asfalto. Por sua vez, estão em implantação 182.542 m² de pedra tosca e 171.016,70 de asfalto.