Prefeitura de Eusébio disponibiliza serviço Carro da Comunidade para a população

sexta-feira | 22/03/2024

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza o serviço Carro da Comunidade para o munícipe que necessite se deslocar da sua residência para a emergência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) ou pacientes grávidas que precisem ir até a Maternidade, no Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá.

O serviço é gratuito e solicitado através de central de atendimento, que funciona 24 horas no Hospital Municipal. De acordo com João Wendel, coordenador dos transportes da Secretaria de Saúde de Eusébio, os serviços são solicitados pela central de atendimento que funciona através do número (85) 3260.13.27.

O solicitante do serviço deve informar os dados e descrever a situação de urgência para o telefonista do call center, para que a solicitação seja feita de forma correta e repassado ao motorista que efetuará o serviço. “O sistema trabalha com quatro controladores que revezam os serviços na semana e que lança a demanda no sistema e repassa para o motorista que pega o paciente em casa para deixar na Upa 24h (se o atendimento for emergencial) ou para o Hospital Amadeu Sá (se for caso de maternidade). Após o atendimento no hospital ou na UPA, o paciente solicita novamente o serviço para que seja levado de volta a sua residência”, disse.

Josete Malheiro, secretário de Saúde de Eusébio, destaca que essa ação agiliza o atendimento, evitando demora para que o paciente possa receber o atendimento de saúde na brevidade reclamada. “Para tanto, reforçamos o pedido a população para evitar trotes, pois a equipe ainda se depara com situações deste tipo que infelizmente atrapalham o andamento dos serviços no carro da comunidade”, destacou.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde de Eusébio, o serviço possui três veículos que atendem durante 24h. Reforça também que casos graves é preciso acionar a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) através do número 192.