Prefeitura de Eusébio divulga cronograma de limpeza urbana de 1.352 vias da cidade

sexta-feira | 27/05/2022
Foram incluídos também os serviços de poda e capina, pois no periodo chuvoso o mato cresce com maior rapidez nas vias causando prejuízos para a mobilidade (Foto: SEOSP/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP), divulgou o cronograma de limpeza urbana que atenderá 1.352 vias da cidade nos 21 bairros. São quatro equipes em campo. Os serviços já foram concluídos nas 23 ruas do bairro Santa Clara e está em andamento a limpeza das 76 ruas do bairro Urucunema e das 32 ruas do Vereda Tropical.

O cronograma de limpeza prevê também a eliminação de pontos de lixo, desobstrução de calçadas e ruas de alguns bairros do município. Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos de Eusébio, Ícaro de Almeida, foi incluido também o serviço de poda e capinagem, considerando que durante o período chuvoso intenso a vegetação cresce rapidamente em todo município, “por isso, o tempo em cada bairro pode ser estendido para que esse problema seja solucionado, mas os trabalhos já foram iniciados”, pontuou.

Ele alerta à população que não é permitido descartar entulho em via pública, pois esse ato é considerado crime ambiental e pode acarretar sanções para o infrator inclusive judicialmente. Ele observa que tanto cidadãos como empresas que forem realizar obras e reformas, devem contratar o serviço específico para o descarte do entulho.

Com relação ao lixo domiciliar, a população deve colocá-lo na rua somente nos dias em que o caminhão passar, para evitar a criação de novos pontos de lixo. O prefeito Acilon Gonçalves destaca que o serviço de limpeza urbana só funciona se tiver a colaboração da população em não descartar lixo nas vias e aguardar os dias em que o caminhão do lixo passar. “Peço a cada eusebiense que colabore com o serviço público para mantermos nossa cidade limpa, pois o lixo atrai ratos, baratas e outras pragas prejudiciais à saúde”, comenta.

Além dos prejuízos à saúde, o lixo jogado nas vias pode contaminar o solo, e ocasionar alagamentos, inundações e poluição atmosférica. Outro agravante, que o descarte de lixo nas ruas pode causar é a proliferação de doenças como diarreia, amebíase e parasitose. Os imóveis situados em vias com pontos de lixo também ficam desvalorizados causando prejuízos para os proprietários.

Veja aqui o cronograma de limpeza urbana