Prefeitura de Eusébio divulga programação do Novembro Azul

terça-feira | 12/11/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, divulgou a programação da campanha “Novembro Azul”. As ações visam alertar os homens quanto a necessidade de prevenção e da realização de exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, é recomendável que os homens, com idade mínima de 50 anos, já realizem os exames. No caso de pacientes de pele negra, obesos ou que tenham histórico familiar, ou seja, com maior risco da doença, a idade mínima para o monitoramento é a partir dos 45 anos.

Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, os dois principais exames para detecção da doença são: o toque retal e a dosagem sanguínea do PSA (Antígeno Prostático Específico), que são os procedimentos básicos e complementares para o início do rastreamento. “Mas caso haja necessidade, podem ser solicitados exames de imagem como Ultrassonografia Transretal, Cintilografia Óssea, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e/ou Varredura ProstaScint. Dependendo dos resultados, o médico pode indicar a realização de biopsia para fazer a graduação pelo sistema de Gleason”, revela.

O secretário observa que apenas o PSA pode não ser suficiente para um diagnóstico mais preciso, pois o toque retal pode detectar pequenos tumores que muitas vezes, não são percebidos pelos níveis do PSA. “Com a realização de ambos os exames, cerca de 90% dos casos de câncer são detectados”, pontua. Para Mário Lúcio, ainda é muito comum o preconceito sobre o exame de toque. “O toque retal é um procedimento rápido, que dura segundos, é praticamente indolor e não afeta em nada a masculinidade do homem. Cerca de 20% dos casos diagnosticados ao toque retal podem acusar PSA normal ao diagnóstico,” avalia.

A programação do Novembro Azul foi iniciada no dia 08 de novembro passado com uma Roda de Conversa com os trabalhadores da Cidade Alpha (Condomínio Alphaville), situado no bairro Santo Antônio, sobre a prevenção do câncer de próstata. Os homens com mais de 50 anos foram convidados para comparecer a Unidade de Saúde para fazer exames. O evento contou com a participação da equipe do NASF/Pedras.

Nesta segunda-feira (12) aconteceu, pela manhã, uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata e qualidade de vida no Posto de Saúde do Jabuti, Km 20. Já no Posto de Saúde do Parque Havaí aconteceu outra palestra, com a presença de um urologista, e a realização de exames laboratoriais. À noite acontece uma ‘Roda de Conversa’, às 18h30, sobre a prevenção do câncer de próstata, no Pátio da Igreja da Tamatanduba, antes do ‘Terço dos Homens’. Participam as equipes do PSF do Posto Tamatanduba e a equipe do NASF-Sede.

No dia 19 de novembro, a partir das 7h30min, acontecerá no Posto de Saúde do Autódromo, nova Roda de conversa, sobre a prevenção do câncer de próstata, solicitação de exames laboratoriais de PSA e encaminhamento para Urologista.  Os presentes também participarão do atendimento de saúde bucal e da atualização do cartão de vacina

No dia 20, às 7h30min, a programação se repetirá na Unidade Básica de Saúde do Novo Portugal. No dia 22 de novembro, a Roda de Conversa será para os trabalhadores da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), sobre a prevenção do câncer de próstata e qualidade de vida (prevenção de acidentes e violência), com a presença das equipes da Unidade Básica da Tamatanduba e do NASF

No dia 22, as atividades serão realizadas no Posto de Saúde do Olho D’água; no dia 23, no Posto do Cararu; no dia 25, no Posto do Encantada; no dia 26, no posto do Coaçu. No local, além das atividades citadas acontecerá também o teste rápido de sífilis, atualização do cartão de vacinas e solicitação de exames de PSA. No dia 27, a equipe do NASF – Sede levará a programação para atender os trabalhadores do Alphaville Eusébio

No dia 28, as ações acontecerão nas Unidades Básicas de Saúde do Timbú; Amador, Urucunema e Jabuti Km 19. No dia 29, a programação será realizada na Empresa Marquise e na Unidade Básica de Saúde das Guaribas. Fechando a campanha Novembro Azul, acontecerá o Torneio de Futsal com a participação dos homens das secretarias de Saúde, Educação, Cultura, da Guarda Municipal e da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano, no ginásio da Escola Neusa de Freitas Sá.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância do Novembro Azul, pois os homens normalmente procuram o atendimento médico de rotina oito vezes menos que as mulheres. “A campanha conscientiza e faz com que um número cada vez maior de homens procure por atendimento médico e realize exames de rotina não só para a neoplasia de próstata, mas também para diagnosticar e tratar outras doenças comuns com o envelhecimento, como hipertensão arterial e dislipidemias”, enfatiza.