Prefeitura de Eusébio e IDT/SINE realizam parceria em benefício dos trabalhadores autônomos

terça-feira | 04/05/2021
A ideia do IDT/SINE é desenvolver uma sistemática de intermediação do trabalho autônomo estruturada com base no zoneamento ou regionalização das demandas por esses serviços (Imagem: IDT/SINE)

O IDT/SINE em parceria com a Prefeitura de Eusébio, iniciou o cadastro de autônomos para ampliar oferta de serviços no município, através do projeto Empreende+. A ação, que atende a uma demanda do Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), objetiva gerar oportunidades de trabalho e renda para autônomos prestadores de serviços como faxina, serviços gerais, eletricista, garçons, entre outros. As inscrições já estão abertas no site do IDT/SINE (www.idt.org.br)

Segundo o Gerente do IDT/SINE de Eusébio, José Edvaldo Cisne, esse serviço começou a ser ofertado em 1980, pelo SINE-CE e, a partir de 1998, com a criação do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), pela Rede IDT/SINE. A intermediação de profissionais autônomos era realizada apenas no município de Fortaleza, por meio da Unidade de Atendimento do Papicu, e agora está sendo implantada em todas as unidades da Rede, incluindo o Eusébio, passando assim a ter abrangência estadual.

De acordo com estudo recentemente elaborado pela Sedet, com base nos dados da PNAD Contínua – IBGE, referentes ao trimestre janeiro a março de 2020, o segmento de autônomos prestadores de serviços, mais conhecidos como trabalhadores por conta própria, respondem por 11,9% da população ocupada no setor informal do Ceará, considerando apenas os serviços domésticos. “Esses profissionais representam, portanto, uma importante parcela da força de trabalho, abrangendo todas as macrorregiões do estado. Nesse aspecto, o IDT/SINE atuará para a inserção produtiva desses trabalhadores, por meio da promoção do encontro entre a oferta e a demanda por trabalho”, informa o gestor da área, Bosco Sampaio.

A ideia do IDT/SINE é desenvolver uma sistemática de intermediação do trabalho autônomo estruturada com base no zoneamento ou regionalização das demandas por esses serviços, com o uso crescente de soluções tecnológicas de atendimento por meios digitais, voltados para agilizar a prestação do serviço e aumentar a satisfação das clientelas atendidas. Os interessados em trabalhar ou contratar os serviços de profissionais autônomos devem acessar o portal do IDT e preencher os formulários de inscrição nas opções “inscreva-se como trabalhador autônomo” ou “solicite um profissional autônomo”. Mais informações em www.idt.org.b

O IDT/SINE

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, qualificada pelo Governo do Estado do Ceará, como Organização Social, Decreto nº 25.019, de 3/7/98, para executar políticas públicas nas áreas do trabalho e empreendedorismo. A missão do IDT/SINE é viabilizar soluções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento do trabalho e do empreendedorismo, visando à inclusão social.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca os excelentes resultados que o Eusébio vem obtendo através da parceria com o IDT/SINE do município, possibilitando o acesso do trabalhador ao mercado de trabalho. Destaca que esse projeto Empreende+ vem abrir as portas para o trabalhador autônomo, isso de forma habitual, garantindo assim o seu sustento e o da sua família.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel, observa que para se cadastrar no projeto, o trabalhador autônomo deve residir no Eusébio, ou nos municípios da área de cobertura. “É importante essa parceria pois permite que nosso mercado de trabalho esteja sempre aquecido, permitindo que mais e mais pessoas tenham acesso a empregos com carteira assinada”, opina. O trabalhador para se cadastrar no Empreender+ precisa também ser maior de 18 anos; brasileiro nato, naturalizado ou imigrante em situação regular no país; ter experiência comprovada ou curso de qualificação profissional na área que deseja atuar como trabalhador autônomo.

No ato do cadastro é necessário ter em mãos o Cadastro de Pessoa Física (CPF); Carteira de identidade (RG); Comprovantes de qualificação técnica ou acadêmica e de experiências profissionais na ocupação que deseja atuar profissionalmente; comprovante de endereço atualizado; Carta de referência de clientes ou de pessoas conhecidas, com exceção de parentes.

Categorias

São as seguintes, as categorias de autônomos intermediados pelo IDT/SINE: acompanhante/cuidador de idoso; baby sitter (babá); bombeiro hidráulico; carpinteiro; costureiro; cozinheiro de congelamento; cozinheiro de doces e salgados; cozinheiro de forno e fogão; eletricista; encanador; faxineira; fotógrafo; garçom/garçonete; jardineiro; laqueador; lavadeira/passadeira de roupas; marceneiro; pedreiro; pintor de parede; reparador de fogão; serviços gerais, dentre outras.

Já o empregador que quiser se cadastrar para contratar os profissionais autônomos pelo IDT/SINE, pode ser pessoa, física ou jurídica, e deve apresentar o número do CPF, e o da pessoa jurídica, o CNPJ. São duas as formas de pagamento pelo serviço executado. A primeira é em diária, e a segunda forma é mediante orçamento que será proposto pelo trabalhador autônomo ao visitar o local do serviço. Caso o serviço por orçamento não seja contratado, o cliente empregador pagará uma taxa de visita para cobrir despesas de deslocamento do trabalhador.

Com informações do IDT/SINE