Prefeitura de Eusébio encerra 1º Curso Tático Motorizado

segunda-feira | 09/10/2023
Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania encerrou no sábado (7) o 1º Curso Tático com Motocicleta da Guarda Civil Municipal de Eusébio. O curso é um requisito indispensável para o ingresso no Grupamento Tático Motorizado (GTAM). A cerimônia de encerramento do curso aconteceu na noite de sábado com a presença dos familiares dos 17 guardas civis municipais que concluíram o curso iniciado em agosto. Foram 340h de dedicação e profissionalismo.

Os participantes tiveram aulas práticas e teóricas de Legislação de trânsito aplicada; Técnica de postura, embarque e desembarque da motocicleta; Técnica de pilotagem defensiva (teórico e prático); Noções de mecânica e manutenção em 1º escalão; Maneabilidade em baixa velocidade; Técnicas de frenagem e mudança de direção; Doutrina GTAM; Armamento e tiro (pistola e carabina); Uso diferenciado da força; Gerenciamento de crise; Retenção e contraretenção de armas curtas e longas; Entradas táticas CQB; APH tático protocolo MARCH; VCQB – Combate veicular; Técnicas de Low Ligth; Defesa pessoal e IMPO; Choque ligeiro; Batedor/Escolta e Avaliação prática.

Durante a solenidade, Naiane Menezes, esposa de um dos participantes declamou um cordel em homenagem a todos os concludentes do 1º Curso Tático Motorizado. O curso também proporcionou aos profissionais da GCME e coirmãs, o conhecimento da doutrina de policiamento com motocicletas, operações de patrulhamento tático urbano preventivo, apoio a grandes eventos, entre outros.

O Prefeito Acilon Gonçalves parabenizou todos os concludentes. “Parabéns para todos vocês que se dedicaram nesse curso, parabéns pelo conceito que vocês já têm da população e parabéns pelo povo do Eusébio que pode contar com uma Guarda tão efetiva em todos os segmentos. Vocês são “pedra 90”, disse.

Ainda durante sua fala, o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves destacou que é importante sempre preparar a Guarda municipal de Eusébio. “O que nós podemos fazer pela nossa Guarda Municipal, são duas coisas: Uma, preparar a nossa Guarda Civil Municipal, que no meu coração será sempre a Polícia Municipal. E, hoje nós estamos aqui apresentando o melhor dos segmentos do momento, o mais avançado, o mais ostensivo que é o GTAM, já apelidado por aí de super Raio, por que vocês são tão bons, ou melhor, que eles, por que vocês conhecem o território. E, o segundo campo é que nós estamos trabalhando em Brasília onde colocamos uma Emenda do deputado Júnior Mano, para permitir que cidades que tem corregedoria, planos de cargos e carreiras, regimento, etc, permitir que essas cidades tenham 50% de profissionais a mais do que a Constituição Federal permite. Acredito que se tudo der certo, nós poderemos ir para 315 membros na Guarda”, destacou.

Rejane Sales, secretária de Segurança Pública e Cidadania de Eusébio pontua os esforços dedicados dos guardas municipais durante o curso tático. “Essa cerimônia representa para os nossos guardas uma meritória conquista de 340h aulas de esforço pessoal, aprendizado e que testou as habilidades dos 17 concludentes. Foram muitas técnicas de segurança e pilotagem, aulas entre teoria e prática. Reforço para todos que não deixem que ofertas fáceis, ambição, medo, raiva e desinteresse no exercício profissional, maculem uma conquista brilhantemente obtida por vocês depois de muito esforço, sacrifício familiar, horas de estudo que abalem a confiança e credibilidade na nossa tão conceituada instituição”, pontuou.

Além dos certificados entregues aos concludentes do curso, os instrutores também receberam certificados pelo empenho e profissionalismo durante todo o curso tático.