Prefeitura de Eusébio encerra ano letivo dos cursos do NAEC

sexta-feira | 18/12/2020

O NAEC é o centro das manifestações culturais do município. (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), encerrou nesta sexta-feira (18) o ano letivo dos cursos do Núcleo de Artes, Educação e Cultura Aloísio Bruno (NAEC). Devido a pandemia, os cursos permaneceram quatro meses de forma remota, retornando as atividades presenciais no dia 6 de setembro passado. Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Rafaela Oliveira, 13 dos 15 cursos oferecidos pelo NAEC retornaram, mas com Turmas reduzidas, “os pais dos alunos ficaram receosos devido a pandemia e não permitiram o retorno destes”, pontuou.

Retornaram os seguintes cursos: Balé, Bateria e Percussão, Técnica Vocal, Capoeira, Dança do Ventre, Informática, Jazz, Kung Fu, Teatro, Teclado, Violão, Violino e Hip Hop. Este ano, não haverá a culminância dos cursos, devido a situação atual de cuidados com a saúde. Com relação as matrículas para 2021, Rafaela observa que o processo deverá acontecer no início do próximo ano, com datas ainda a serem definidas pela próxima gestão, mas entende que deverá seguir os procedimentos anteriores, com os veteranos renovando suas matriculas primeiro, para posteriormente serem abertas vagas para os alunos novatos.

O NAEC é o centro das manifestações culturais do município. Além dos cursos, são realizadas em seu espaço; mostras de teatro, danças, canto, e exposições, atividades esportivas, entre outras. O NAEC funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 21 horas. O Núcleo também é responsável pelas atividades descentralizadas realizadas nos Polos de Atendimento da Juventude (Sede, Mangabeira, Santo Antônio/Pedras e Parque Havaí). O NAEC disponibiliza a Biblioteca Municipal Patativa do Assaré, que tem um acervo com mais de 10 mil livros, divididos em vários gêneros e autores consagrados.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a cultura é uma das ferramentas essenciais dentro da política social realizada pelo Eusébio visando a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos. Segundo Acilon, o Eusébio chegou ao nível atual nas áreas de Cultura, com grande produção artística devido ao trabalho continuo que vem sendo realizado deste 2005, ano de sua primeira gestão, quando foi criada a secretaria de cultura e iniciado os trabalhos no NAEC. “Os cursos do NAEC tem dado bons frutos e formando e descobrindo talentos em nossa cidade, tirando muitos jovens dos perigos das ruas, dando uma formação cidadã e revelando talentos para o mundo”, comemora o gestor.