Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Prefeitura de Eusébio faz entrega do material didático às escolas e apresenta Plano de Recomposição do Aprendizado

quinta-feira | 30/09/2021
O evento demarcou o compromisso de todos os profissionais de Educação com o Programa de Recomposição da Aprendizagem (Foto: Jully Lioba /PME)

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Educação do município (Seduce), realizou nesta quinta-feira (30), a solenidade de entrega simbólica dos materiais livros didáticos e paradidáticos e materiais esportivos para os alunos da rede municipal de ensino. Segundo o secretário de Educação, Júlio César Alexandre, o evento também marcou o lançamento do Programa Municipal de Recomposição da Aprendizagem. O evento foi transmitido pelas redes sociais da Prefeitura de Eusébio para oportunizar a participação dos pais dos alunos. “Estamos simbolicamente entregando o material didático estruturado a todos os alunos das escolas da rede pública municipal. A rigor esses materiais já estão nas escolas e esse é um momento para simbolizar esse momento,” disse Alexandre.

Ele destaca que o material didático é específico por série e foram adquiridos após a realização de um diagnóstico para saber o nível do aprendizado dos alunos. Ressalta que a partir dos materiais também foi realizada a formação dos professores para que pudessem entrar na sala de aula instrumentalizados e capacitados, porque conhecem o material didático, conhecem os alunos e têm essa estratégia para aplicar.

“Fizemos quatro grandes diagnósticos para saber o nível de aprendizagem dos alunos e descobrimos que temos dois grandes campos: um de alunos em processo de alfabetização e outro dos alunos já alfabetizados. A partir disso compramos esse material didático e em agosto iniciamos com três séries distintas, as aulas presenciais. Então o 2º, o 5º e o 9º ano iniciaram desde agosto em tempo presenciais com no máximo 15 alunos, por turma, e em tempo integral, sendo 35 horas semanais. Esse material é a base, o alicerce para formação do professor e das atividades que os alunos vão fazer tanto em sala de aula, como em casa”, esclareceu.

Júlio César, durante o evento, fez a apresentação do Programa de Recomposição da Aprendizagem no contexto da Covid-19, e afirmou que ele têm como objetivos: recompor as perdas da aprendizagem; incentivar o engajamento dos profissionais e dos pais dos alunos; e dar condições de trabalho ao professor para ele auxiliar os alunos a melhorarem seus aprendizados. “O processo de pandemia aumentou muito a desigualdade de conhecimento entre os alunos na escola pública. Até mesmo os alfabetizados tiveram perdas na proficiência das matérias. Para recompor, realizamos ações estruturantes, entre eles, o nivelamento pedagógico por enturmação de alunos, que foram divididos entre alfabetizados e não alfabetizados e o retorno gradativo das aulas presenciais, com redução do número de alunos por turma, entre outras.

O prefeito Acilon Gonçalves destacou a importância do momento para a município e afirmou que a gestão vem se empenhando para garantir a recomposição das perdas pedagógicas. “Entendemos que sendo bem-educado, o aluno aprende a usufruir das outras estruturas. É preciso ter o foco que é a alfabetização, isso é fundamental. Pensávamos em retornar no início deste ano as aulas presenciais, mas tivemos este ano 30% mais mortes que no ano passado. A pandemia continua, hoje estamos no período de recesso e lutando para que todos se vacinem para que no próximo ano ela retorne de forma mais amena. Por isso, temos que manter os cuidados. Estamos retornando aos poucos. O Governo do Estado decidiu pela abertura das salas de aulas com 100% dos alunos, mas nós não acatamos, pois priorizamos o distanciamento e os demais cuidados”, disse.

“Retornamos sim com 100% dos alunos do 2º, 5º e 9º em agosto na forma presencial, mais com as turmas divididas, sendo 15 alunos por sala de aula. O retorno está indo na marcha correta, Quanto as demais séries, estamos querendo ver se retornamos com mais turmas agora em outubro, que seriam o 3º, 4º e o 8º ano. Voltaremos com responsabilidade. Temos procurado melhorar as escolas, tiramos os contêineres e estamos construindo salas de aula e iniciando e mantendo a Escola de Formação Continuada dos professores, bem como; a escola de pais e mestres para fazer a integração entre pais e escolas, que é o grande gargalo da educação pública”, pontuou.

Disse ainda que deverá criar como incentivo, uma gratificação para os professores. Frisou que agora no mês de setembro foi concedida uma gratificação simbólica de forma linear para todos, mas no final do ano a Prefeitura vai reestruturar todas as gratificações para que sejam mais justas e melhores, com foco no desempenho. “Queremos professores, diretores, coordenadores e auxiliares de serviços educacionais felizes, para que nossas escolas possam trabalhar de forma plena na recuperação do aprendizado dos nossos alunos”, disse.

Acilon afirmou ainda, que todos os alunos da rede municipal até o meio do ano que vem receberá um tablet e que neste ano receberão o equipamento os alunos do 5º e do 2º ano. “Redimensionaremos a rede de internet das escolas e a ideia é colocar internet na casa dos alunos, pois o chip não tem funcionado bem. Essa é a nossa maneira de trabalhar a educação em tempos de pandemia. Ela trouxe muita coisa ruim, mas nos ensinou a trabalhar a distância. Estamos também implantando no município uma plataforma educacional onde essa logística física (material didático) virá toda inclusa no tablet”, esclareeu.

Participaram da mesa solene o prefeito Acilon Gonçalves; o secretário de Educação, Júlio César Alexandre; o secretário de Finanças, Alexandre Cialdini; o presidente da Câmara Municipal de Eusébio, vereador Roberto Rocha; Acilégna Façanha, diretora da Escola Oscar Feitosa; Teresa Cristina de Sousa, coordenadora pedagógica da Escola do Largão, que teve a melhor média do percentual de acertos do 2º ano nas provas externas realizadas pela Seduce; Maria Diana Gomes da Silva, da Escola Mundo Encantado, cuja turma obteve o melhor resultado do 5º ano; aluna Geovana Veras, da Escola Criança Vivendo Feliz, que acertou todos os itens do exame de língua portuguesa do 2º ano e Domênica Papaléo, formadora de professores do município e professora da Escola Santa Clara.