Prefeitura de Eusébio implanta o Sistema Integrado de Cultura

quarta-feira | 30/07/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, implantou o Sistema Integrado de Cultura, que tem como objetivo descentralizar as ações culturais e artísticas no município. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, o direcionamento do trabalho foi facilitado com a criação de coordenações para cada setor.

“Além dos cursos da Escola de Artes (Naec), temos 43 cursos oferecidos em 20 Escolas, em três Pólos de Atendimento da Juventude, na Casa do Idoso e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que necessitavam de um acompanhamento e suporte mais efetivo. Por isso dividimos a gestão em núcleos e coordenações, o que vem facilitando o nosso trabalho”, observou.

Um dos Núcleos mais importantes da Escola de Artes é o de Música, coordenado pelo Maestro José Honório. Um total de 14 escolas da rede municipal hoje conta com grupos de Fanfarras Escolares, além de cursos de Flauta (7), Balé (4), Violão (3) e Colorguard (3), entre outros cursos no período de Tempo Integral e pelo projeto ‘Mais Educação’. “Precisávamos direcionar e acompanhar melhor o desenvolvimento desses grupos e conseguirmos resultados melhores. Já realizamos diversos cursos de capacitação para os instrutores e nesta semana mesmo inauguramos um novo curso de canto coral no Pólo da Mangabeira, atendendo uma reivindicação da comunidade”, diz Léo Abreu.

O Núcleo de Teatro, coordenado por Claudivan Noronha, também realiza esse trabalho de acompanhamento dos grupos de teatro nas escolas municipais e na Casa do Idoso. “O trabalho de acompanhamento e de planejamento é feito junto com a coordenação pedagógica. Os professores também participam de capacitações continuadas. A coordenação está em constante contato com as diretoras das escolas e dos pólos visando alinhar as programações das unidades com as dos cursos, assim está sendo possível a participação dos alunos nas atividades e datas comemorativas”, observou o secretário.

“Temos o Núcleo de Dança, coordenado por Yalinne Saboya, que além dos cursos de Balé e Dança de Salão oferecidas no Naec, acompanha os cursos realizados nas escolas (Josefa Sá, Francisco Tavares de Abreu, Miriam Abreu e João de Freitas Ramos), e dá suporte para cursos externos como Free Step, Quadrilhas Juninas, Swingueira, Forró e Dança do Ventre”, destaca.

Já o Núcleo de Folclore, que tem à frente Adalberto Silva, segundo ele, está fazendo um levantamento de todas as manifestações folclóricas e grupos existentes no município. “Com esse trabalho vamos poder realizar um planejamento para a criação de novos cursos no período integral das escolas”, frisou.

Segundo Léo Abreu, a Secretaria conta com duas coordenações pedagógicas que auxiliam no trabalho do Sistema. Uma dirigida pela pedagoga Sandra Façanha, responsável pelos cursos da Escola de Artes e outra que coordena os cursos externos (escolas, pólos de atendimentos), que tem a frente Alexsandro Abreu. A Coordenação de Projetos, que faz captação de recursos e parcerias, é dirigida por Jealison Matos. Já a Coordenação de Ações Culturais, responsável por todos os eventos realizados pela secretaria é coordenada por Maciel Eduardo.

Léo destaca ainda a coordenação da Escola de Artes, com Paulo Bahia; a Coordenação de Transportes, com Felício; a Coordenação de Planejamento Estratégico que realiza em cada evento uma pesquisa de satisfação do público para uma avaliação posterior dos pontos que podem ser melhorados, tem a frente Francisco José Júnior; O Núcleo de Audiovisual, responsável pela memória e documentação da Secretaria e pelos projetos Cine Zé Ferreira e Cine Naec, é coordenado por Juscelino.

O Núcleo de Ciência e Tecnologia, coordenado por Messias Almeida, é responsável pelo curso de Aeromodelismo e está avaliando outros cursos que poderão ser criados na mesma área. A Biblioteca do Naec, dirigido pela bibliotecária Alana Karla, está investindo agora em livros para pesquisas acadêmicas voltadas para universitários. “Temos uma estrutura hoje que auxilia nessa descentralização, bem como pessoal capacitado para levarmos a cultura e a arte para toda a cidade”, assevera.

O Prefeito Júnior observa que o Sistema Integrado de Cultura tem um grande papel social no município. Segundo ele, os diversos cursos realizados no período do tempo integral nas escolas e os oferecidos nos Pólos de Atendimento são ferramentas hoje que tem possibilitado muitas crianças e jovens a vislumbrarem um futuro melhor. “Pelos cursos estamos conseguindo tirar muitos jovens do caminho da criminalidade. A Arte e a Cultura têm um papel fundamental na emancipação dessa juventude e a Prefeitura sabendo disso tem investido para que todos tenham acesso aos cursos, com o suporte necessário para seus desenvolvimentos”, destacou.