Prefeitura de Eusébio inaugura CAPS AD 24 horas

quinta-feira | 30/06/2022
O Caps AD 24h começa a funcionar na segunda-feira (4). Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta quinta-feira (30), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Eusébio (CAPS AD), que passa a ser 24h. Em relação aos acolhimentos e processo de admissão dos pacientes, permanece no horário diurno.

Micheline Said, Assessora Especial de Política sobre Drogas do município, destaca como será o atendimento no Caps Ad 24h: “Nós vamos poder internar àqueles pacientes com grau intermediário, que precisam de alguns cuidados de saúde mental, relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Eles poderão ficar internados aqui por 14 dias para que sejam reduzidos alguns sintomas relacionados ao agravamento da doença”, disse.

Desde 2021, a Prefeitura de Eusébio, por meio da secretaria de Saúde, vem trabalhando na ampliação do CAPS AD 24h, que até essa quinta-feira (30) era considerado tipo I, e funcionava em horário comercial. Segundo Josete Malheiro, secretário de Saúde de Eusébio, “a partir de segunda-feira (04), o funcionamento do Caps AD vai passar a ser em regime integral 24h e isso dá um ganho importante na perspectiva do cuidado de situações de dependência de álcool e outras drogas. Nossa equipe topou o desafio, e estamos aqui entregando o equipamento repaginado que certamente vai melhorar o atendimento da atenção em saúde mental relacionada à dependência química no município de Eusébio”, destacou.

Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio, pontua a parceria com os secretários, a equipe de médicos do Hospital Amadeu Sá. “O CAPS AD já era conhecido em todo o Brasil. Que aqui, em Eusébio temos uma Célula que transforma, essa Célula é o Caps Ad. Daqui saiu os seus tentáculos, que é a Escola de Promoção à Vida – EPV, e as comunidades terapêuticas. E, que é a partir de hoje, temos o CAPS AD 24h”, pontuou.

Estiveram presentes à solenidade, os secretários Rejane Sales (Segurança Pública e Cidadania de Eusébio), Josete Malheiro (Saúde), Alexandre Cialdini (Finanças),Tamara Holanda (Gabinete), Adailton da Silva (Secretário de Governo), Fares Said Filho (presidente da Câmara de Eusébio), público em geral, e técnicos da secretaria de Saúde e do Caps Ad.