Prefeitura de Eusébio inaugura CEI do bairro Santa Clara

terça-feira | 31/10/2023
Familiares do homenageado – Fotos: Levy Oliveira/PME

A Prefeitura de Eusébio por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) inaugurou nesta segunda-feira (30) o Centro de Educação Infantil José Façanha da Silva (Dedé do Belo) no bairro Santa Clara. Um equipamento de grande porte que vai beneficiar as crianças do bairro Santa Clara e adjacências. O CEI, que receberá crianças de 0 a 6 anos de idade, possui seis salas de aula climatizadas, com banheiros e dois berçários, sala dos professores, cozinha, sala de apoio.

A partir desta terça-feira (31) o CEI funcionará apenas em um turno para atendimentos e informações, como destaca o secretário de Educação de Eusébio Júlio César Costa. “O atendimento aqui no CEI é apenas para a educação infantil, estimamos 110 alunos que serão matriculados em tempo integral. Nesta terça-feira (31) o CEI vai estar aberto em um turno para o período de matrículas, para tirar as dúvidas dos pais e se der tempo começaremos as aulas ainda neste ano. Se não der tempo, as aulas serão iniciadas em janeiro de 2024. E, a gente vai oferecer aqui no CEI aulas em tempo integral, mesmo não sendo obrigatório”, disse.

Maninho Façanha, um dos filhos do homenageado, agradece a homenagem ao seu falecido pai. “É uma alegria para um filho ver o nome do seu pai ser homenageado com esse equipamento. Um espaço onde as crianças serão acolhidas para que no futuro tenham todo êxito possível. Na vida, gratidão se paga com gratidão. E, nós agradecemos a homenagem. O bairro Santa Clara é um bairro privilegiado recebendo esse CEI. Nós moramos na cidade que mais cresce do Ceará.

O Centro de Educação Infantil (CEI) funciona em um terreno doado pela empresa Santa Clara à Prefeitura de Eusébio em 2021. Milene Souza, representando a empresa Três Corações destaca que ficou impressionada com a qualidade do espaço. “Me impressionou a qualidade da estrutura física do equipamento. Que frutifique nesse espaço energias boas e que traga muita alegria para o bairro. Parabenizo a todos e é um grande prazer para a empresa 3 corações ser parceira desse equipamento”, destacou.

O prefeito Acilon Gonçalves agradeceu a empresa Três Corações pela doação do terreno. “Quero agradecer primeiramente ao Pedro, empresário da Três Corações pela doação desse terreno que hoje estamos inaugurando esse lindo espaço. E, já estamos finalizando as obras do Posto de saúde que irá funcionar aqui por trás do CEI”, agradeceu.

Ainda de acordo com o prefeito Acilon Gonçalves, em 10 dias o CEI já terá a aplicação do piso tátil, que facilita para as pessoas com deficiência visual. “Reforço que em dez dias já teremos o piso tátil aqui e já lanço o desafio para o secretário Michel Choquito de trazer pro CEI as aulas de educação física infantil. Vamos ter também aqui coordenador pedagógico e coordenador familiar. E, outra novidade, um intérprete de libras. Teremos um CEI completo”, disse.