Prefeitura de Eusébio inicia aulas presenciais do EJA

quarta-feira | 09/02/2022
Alunos do EJA da Escola Eduardo Alves, no bairro Timbu.

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira (7), as aulas presenciais do EJA (Educação de Jovens e Adultos) para as turmas de Alfabetização, EJA I (2ª ao 5º) e EJA II (6º ao 9º). Para essa modalidade de ensino foram criadas – pela primeira vez no município – 02 escolas Polo, a Escola Eduardo Alves no bairro Timbu, recebendo os alunos do bairro Amador, Guaribas, Olho D’água; e a Escola Erotildes Melo, recebendo os alunos dos bairros Centro, Parque Havaí e Lagoinha.

Outras escolas do município também estão com aulas do EJA, são elas: Cararu, Eduardo Alves, Erotildes Melo, Josefa Sá, São Miguel, Mundo Encantado, Paulo Sá, Izidio Campina, Mário Sales, Raul Cavalcante II, Evandro Ayres e Santa Clara.

Conforme Coordenadora do EJA Eusébio, Francinelda Alves (Professora Franci, como é conhecida), em 2021 o EJA teve um número expressivo de alunos. “Em 2021 tivemos 528 alunos matriculados no EJA, mesmo sendo com aulas remotas.  Para esse ano estamos na expectativa de um número maior de alunos por conta dos anos parados devido a pandemia”, disse.

A professora Francinelda pontua que pretende realizar parceria com as empresas para levar letramento aos operários. “Nossa meta para esse ano é fazer parceria com as empresas construtoras e levar o letramento aos operários, pedreiros e auxiliares de pedreiros e com isso levar o mundo da leitura e escrita para aqueles que muitas vezes só sabem assinar o nome”, pontuou.

Francinelda Alves faz um incentivo para que as pessoas não deixem de estudar. “Nunca é tarde para recomeçar, muitos sonhos podem ser realizados através dos estudos. Como por exemplo:  tirar sua carteira de motorista, ser promovido na empresa, ler a bíblia e muitas outras oportunidades que possam surgir”, pontuou.