Prefeitura de Eusébio inicia campanha para evitar aumento drástico de casos de coronavírus e solicita engajamento de toda população

segunda-feira | 20/04/2020

A Prefeitura de Eusébio deu início, no sábado (18), com a campanha
ostensiva de combate e prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) e está
solicitando toda população eusebiense que se engaje nesse propósito, visando reduzir o aumento drástico da doença no município. Serão 14 dias de atenção e cuidado que cada cidadão deverá ter consigo e com seus familiares. As medidas são simples, mas vitais para manter a doença longe dos lares.

A campanha decorre da necessidade ocasionada pelo atual momento de
transição da pandemia, passando de controle para o descontrole dos casos,
com grande aumento de pessoas acometidas. Os cuidados devem ser tomados dentro da própria casa. É importante que todas as pessoas recebam as orientações e possam segui-las, pois caso alguém dentro de casa não as acate, poderá estar comprometendo todos os demais entes familiares.

Primeiro, ao tossir ou espirrar deve-se proteger o nariz e a boca para que as gotículas não se espalhem sobre as superfícies, moveis e equipamentos da casa; evitar coçar nariz, boca e olhos e sempre estar fazendo a higiene das mãos com água e sabão e dos materiais e equipamentos de uso continuo, como celulares, computadores, controles remotos, cartões, carteiras
e bolsas, com álcool 70% ou álcool gel.

Sempre que trouxer mercadoria ou qualquer material e equipamento,
antes de leva-los para dentro de casa, deve ser feita a limpeza dos mesmos
com álcool. Frutas e verduras devem ser higienizadas com água clorificada
(uma colher de sopa de água sanitária para cada litro d’água). A recomendação é que durante esses 14 dias, principalmente, as pessoas não saiam de casa, mas caso necessitem devem usar máscara caseira ou as adquiridas em farmácias. Caso a pessoa precise se dirigir às lotéricas, bancos, supermercados, mercearias, farmácias ou ao trabalho, deverá obrigatoriamente guardar 2 metros de distância das demais.

Outra medida importante para esses próximos dias é evitar, se puder, o
transporte coletivo. O TRUE está disponibilizando máscaras e álcool gel para os usuários ao entrarem nos coletivos, mas mesmo assim, quem puder deve utilizar transporte individual, bicicleta e caso o percurso seja curto, ir a pé mesmo para não correr riscos.

As pessoas devem evitar receber pessoas em casa, ou marcar encontros. Em casos inevitáveis, a pessoa deve utilizar máscara. Evitar o máximo possível o contato físico direto, como beijar, abraçar e apertar a mão.

Manter o distanciamento de dois metros e não olhar diretamente nos olhos,
pois nesse ato tão simples a pessoa poderá estar lançando ou recebendo gotículas com o vírus. Nesse momento, demonstrar o carinho e afeto para com as outras pessoas é evitar o contato direto, até que a pandemia cesse e todos possam voltar a sua vida normal.

A Rede de Saúde de Eusébio continua funcionando em, seu fluxo normal. Tanto os postos de saúde, no horário de 8 as 16, ou a UPA, 24 horas,
estão com protocolo de atendimento de casos de coronavírus. Caso a pessoa
sinta algum sintoma deve permanecer em casa, mas se sentir falta de ar deve procurar o posto mais próximo ou a UPA para ser orientado no que fazer.

A Prefeitura está abrindo uma ala exclusiva para pacientes de coronavírus no Hospital Amadeu Sá, totalmente independente das demais dependências da unidade de saúde. Esse setor atenderá pessoas que estejam em situação estabilizada. A Prefeitura está em busca de equipamentos como respiradouros para equipar esse setor. Os casos mais graves, que necessitem de UTI a Prefeitura está em contato direto com o Governo do Estado para que leitos sejam disponibilizados.

Mas como os casos estão tendo uma multiplicidade saturando os leitos de UTI no Estado, o ideal é que as pessoas redobrem os cuidados consigo e com os entes queridos para conter o contágio e assim menos pessoas venha a adoecer. Com ajuda de todos, poderemos mudar a lógica brutal do aumento de casos. Outro ponto importante é que as pessoas busquem informações oficiais, no site da Prefeitura ou no do Governo do Estado e evitem fakenews.