Prefeitura de Eusébio inicia imunização de gestantes e puérperas com a vacina da Pfizer

segunda-feira | 24/05/2021
As gestantes e puérperas receberão um contato da equipe de saúde da família informando data, horário e local da vacinação (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu 144 doses da Vacina Pfizer/BionTec contra a Covid-19, nesta segunda-feira (24). Essas doses que serão aplicadas integralmente em gestantes e puérperas (mães com 45 dias após o parto), a partir desta terça-feira (25).

Esse grupo prioritário, que deveria ter recebido doses da vacina AstraZeneca, teve a imunização suspensa pelo Ministério da Saúde, devido um caso de reação adversa ocorrido no Rio de Janeiro. A Prefeitura de Eusébio e outros municípios solicitaram a liberação das doses da Pfizer ao Estado, que acatou o pedido. Antes essa vacina estava liberada apenas para as capitais dos estados.

As gestantes e puérperas que se cadastraram no saúde digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/#/boas-vindas) receberão o contato da equipe de saúde da família informando data, horário e local da vacinação. A vacinação no Eusébio acontecerá num único local, a Central de Vacinas do município.

Serão agendados grupos de seis gestantes/puérperas por vez para receber o imunizante, de modo a não gerar aglomerações, nem desperdício de doses. Cada frasco tem seis doses e uma vez  aberto precisa ser utilizado em até seis horas. “Portanto, gestante ou puérpera, fique atenta! Pois nossas equipes vão entrar em contato com vocês,” afirma o secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiro.

Para aplicação do imunizante, as equipes que atuam diretamente na vacinação foram capacitadas para manusear e preparar o imunobiológico. Nesta segunda-feira, o secretário Josete Malheiro reuniu a equipe da Central de Vacinas e do Setor de Imunização para finalizar os preparativos para a ação.

Diferentemente das demais vacinas aplicadas no Brasil, as da Pfizer/BioNTech possuem características distintas muito além de sua conservação sob baixíssimas temperaturas. Os frascos contém um pó liofilizado congelado que precisa ser diluído em uma solução líquida. Esse processo será feito diretamente nos pontos de vacinação. Após a diluição, os imunobiológicos devem ser utilizados por um período de no máximo 6 horas em temperatura de 2°C a 8°C.

Outra característica está em cada dose a ser aplicada. Enquanto uma dose das vacinas CoronaVac e AstraZeneca possui 0,5 ml, as da Pfizer/BionTech têm 0,3 ml. Cada frasco da vacina Pfizer possui seis doses. O Ministério da Saúde recomenda até 90 dias para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer/BionTech.