Prefeitura de Eusébio inicia nesta segunda-feira a Campanha de Vacinação contra Gripe

domingo | 11/04/2021
As doses da vacina influenza recebidas pela Prefeitura é a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio inicia, nesta segunda-feira (12), a Campanha de Vacinação contra Gripe (Influenza). A campanha transcorrerá até 9 de julho e a meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a vacinação prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

As doses da vacina influenza recebidas pela Prefeitura é a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde todas as medidas de prevenção à transmissão da Covid-19 serão adotadas durante a campanha que acontecerá nos postos do município. Nesta segunda-feira, a campanha de vacinação contra Gripe no Eusébio começará pelos profissionais de saúde de plantão tanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) como no Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá.

A coordenadora do Setor de Imunizações da PME, Rita de Cássia Alexandrino, observa que as unidades de saúde irão organizar a logística de vacinação e definir os critérios de agendamento da população para evitar aglomerações nos postos de saúde. Na terça-feira (13), acontecerá a vacinação das Gestantes e Puérperas nos Postos de Saúde do Jabuti Km 20 e no do Santo Antônio e dos Profissionais de Saúde em cada Posto de Saúde.

Já de quarta (14) a sexta (16) acontecerá a vacinação de gestantes e puérperas por cada equipe do Programa de Saúde da Família (PSF). Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Josete Malheiro, após a vacinação das gestantes e puérperas do município, serão imunizadas também as crianças de 06 meses a menores de 06 anos. Já os idosos começarão a ser imunizados a partir de maio e em seguida os demais grupos prioritários.

Grupos prioritários

Nesta campanha, os grupos prioritários são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Conforme o Ministério da Saúde, a vacinação contra Gripe será feita de forma escalonada, com os grupos prioritários sendo distribuídos em três etapas. Na primeira fase serão vacinadas até 10 de maio, as crianças a partir de 6 meses e menores de 6 anos, as gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e os trabalhadores da saúde. Na segunda fase, que vai de 11 de maio a 8 de junho, os idosos e professores; e na terceira fase, de 9 de junho a 9 de julho, as pessoas com morbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores no transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.