Prefeitura de Eusébio inicia nesta terça calendário para atendimento de pré-natais

terça-feira | 14/04/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, inicia nesta
terça-feira (14), o calendário de atendimento de consultas pré-natais, visando zerar o atendimento das gestantes do município. Até o próximo domingo (19), a Prefeitura vai anunciar também um calendário de atendimento de pacientes hipertensos, diabéticos e da vacinação regular. O objetivo é dar continuidade ao atendimento das pessoas que necessitam dos serviços de saúde, mesmo no atual período de enfrentamento da pandemia do Coronavírus.

De acordo com o calendário proposto pela Prefeitura, serão atendidas nos Postos de Saúde, nesta terça-feira (14), no período da tarde, as gestantes cujos nomes iniciem pelas letra A até a letra L. Nesta quarta (15), será a vez
das gestantes cujos nomes iniciem pela letra M; e finalizando, na quinta-feira (16), as que tenham iniciais de N a Z. Nessas consultas, caso as gestantes necessitem de algum exame complementar, ou ultrassom os mesmos serão organizados, caso contrário elas retornarão para nova consulta em 30 dias.

A Prefeitura também está reformando a parte nova do Hospital Amadeu
Sá que vai disponibilizar mais 12 leitos de atendimento às pessoas acometidas com o coronavírus. Na próxima segunda-feira (20), essa ala deverá estar pronta e servirá para os casos de internamento hospitalar de média complexidade, isto é, sem necessidade de UTI. Já a Unidade de Pronto
Atendimento (UPA) está sendo preparada para receber mais 10 pacientes
graves. Conforme o secretário de Saúde, Mário Lucio, o município está em
busca de comprar os equipamentos para esses leitos, mas diante da alta
demanda está encontrando dificuldades, mas continua persistindo.
Nesta semana, a Secretaria conseguiu transferir alguns pacientes do
Eusébio para os hospitais do Estado, em articulação com o Governo estadual, apesar da saturação dos leitos de UTI devido os altos índices de contágio do coronavírus.

A Secretaria de Saúde informa que as pessoas que sentirem alguns desses sintomas: gripe forte, febre, coriza e tosse devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa, de 8 as 16 horas, e fora desse horário deve procurar a UPA. Já os que sentirem esses sintomas e mais falta da ar, devem procurar imediatamente uma unidade de saúde.

A Rede de Saúde de Eusébio está preparada para atender os casos de coronavírus, mas a Prefeitura solicita que mesmo com todo essa linha de cuidado, os cidadãos não baixem a guarda e continuem se prevenindo contra a doença, só saindo de casa em extrema necessidade e, se sair deve utilizar máscaras e fazer higienização constante com álcool gel. Uma das saídas encontradas pela população diante da falta de materiais no mercado, é a confecção de máscaras caseiras. Essa máscara deve ser utilizada por três
horas e depois trocada por outra. Depois é só lavar com água e sabão e passar o ferro que está pronta para novo uso.