Prefeitura de Eusébio inicia o I Brincando no Polo

quarta-feira | 09/08/2017

Mais de mil crianças e adolescentes, que integram a Rede Municipal de Ensino de Eusébio, deram início, na manhã desta quarta-feira, ao “I Brincando no Polo”, no Polo de Lazer Francisco Ivens de Sá Dias Branco, que fica na Grande Sede. A atividade é promovida pela Prefeitura de Eusébio, por iniciativa da Secretaria de Educação, e apoio das secretarias de Cultura e Turismo; Esporte e Juventude; Saúde; Desenvolvimento Social, Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA); Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) e Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas. A atividade, que também ocorreu no período da tarde, continua nesta quinta-feira nos dois períodos.

Os alunos participaram de diversas atividades lúdicas, esportivas, entretenimento, arte, cultura, atividades educativas. A Secretaria de Cultura e Turismo, por exemplo, levou para o evento, contação de histórias, pintura facial, jogos educativos, apresentação teatral e atividades circenses. O secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu, disse que o evento foi pensado pela Secretaria de Educação, e abraçada pelas demais secretarias no intuito de fazer um grande evento. “A ideia é atender os alunos do 4º ao 9º ano do município do tempo integral e proporcionar a eles um dia inteiro de lazer, entretenimento, esporte, arte e cultura”, frisou.

A Secretaria de Esporte e Turismo ofereceu aos participantes, atividades de: Zumba e Ritmos; Skate, Futebol, Vôlei, Slackline, Karatê, Jiu Jitsu, Capoeira e Badminton. O secretário de Esporte e Turismo, Michel Chokito, disse que o evento visa proporcionar a juventude, através da interação das secretarias, a promoção do lazer, esporte saudável, a cultura e atividades educacionais. Revelou que a intenção é tornar o evento uma ação tradicional. “Estamos aqui desenvolvendo várias atividades esportivas e esperamos crescer nesse segmento”.

A Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, por sua vez, aplicou durante o evento, com o apoio de 12 alunos da Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, o jogo “Na Trilha da Prevenção”. Segundo Miriam Barreto, do Sistema Integrado de Prevenção Juventude em Ação, da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas do Estado do Ceará, o instrumento possibilita aos estudantes do 9º ano do Município entrar em contato com os fatores aditivos de prevenção ao uso de drogas. “O jogo traz diferentes situações nossas, propondo desafios, uma problematização em cima dessas situações do cotidiano, convidando os estudantes a fazerem uma transposição da informação para sua vida prática. Ou seja, como ele pode aplicar essas diferentes questões no seu cotidiano”, disse.

O Prefeito Acilon Gonçalves parabenizou todos os secretários que se uniram pra realizar o evento. Ele agradeceu os meninos e meninas presentes ao Polo e afirmou que todos tem o direito de usar o local e seus equipamentos, “podem passear, brincar e se divertir. Criamos esse polo exatamente para ser ocupado pela população e esse I Brincando no Polo tem esse intuito, o de oferecer atividades saudáveis para todos. Iniciamos atendendo os alunos em comemoração ao Dia do Estudante, mas nossa intenção é estender essa ação para a população eusebiense”, destacou.

Participaram, ainda, da ação o Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME) que levou alunos para uma apresentação na língua de sinais; O CAPs Geral apresentou um grupo de percussão que utilizou instrumentos musicais confeccionados com materiais recicláveis; A Secretaria de Saúde participou com um stand do Setor de Endemias, com materiais de divulgação e orientação sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti; A Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) participou da ação através do trabalho de coleta de materiais recicláveis, além de fixar em diversos espaços da praça lixeiras para o descarte correto.